Setor Litoral da UFPR e IFPR somam esforços para lançar pós-graduação – Instituto Federal do Paraná

Setor Litoral da UFPR e IFPR somam esforços para lançar pós-graduação

Na última sexta-feira (1), o reitor do IFPR, professor Alipio Leal, a pró-reitora, Neusa Nery, a diretora de pesquisa e extensão, Maria Angelica Pizani, e o diretor do campus de Paranaguá, Marco Aurélio Visintin, acompanhados de docentes e servidores do Instituto, estiveram no Setor Litoral para formalizar a parceira na elaboração de uma proposta diferenciada de pós-graduação.

O objetivo é ofertar cursos de mestrado e doutorado profissionalizantes, com caráter multidisciplinar. “Queremos ampliar o acesso aos cursos de mestrado e doutorado e assim aprimorar a educação”, afirmou Valdo Cavallet, diretor do Setor Litoral.

Para  o reitor do IFPR, professor Alipio Leal,  há que se pensar naqueles que estão mais distantes das universidades. “Temos que estar abertos a novos projetos, pensar em mudanças, precisamos criar propostas pedagógicas brasileiras, pensando na realidade dos brasileiros”, salientou.

Os cursos serão voltados ao aperfeiçoamento de profissionais com vínculo empregatício, que, por isso, poderão ter dedicação discente parcial. Os cursos deverão ser ofertados em horário noturno e também poderá ser aplicada a modalidade de educação a distância.

“No mestrado profissionalizante, assim como no mestrado acadêmico, o aluno exercita os métodos científicos, realizando pesquisas. Mas o trabalho de conclusão de curso pode ser um projeto técnico, publicações tecnológicas, desenvolvimento de aplicativos, estudos de caso, além da tradicional dissertação”, explica a diretora Maria Angelica.

Segundo a pró-reitora do IFPR, Neusa Nery, a pós-graduação deverá contemplar diversas áreas do conhecimento. “O programa será o mais amplo possível. Visamos integrar ainda mais as duas instituições, usando a proposta pedagógica que já é aplicada na graduação no Setor Litoral”, explica Neusa.

Fonte: UFPR Litoral