Integrantes do projeto Mais que Meninas promovem roda de conversa sobre: “COMO O MACHISMO AFETA, DESDE CEDO, A VIDA DAS MULHERES?” – Campus Telêmaco Borba

Projeto Mais que Meninas

Na noite do dia 18 de maio de 2021, às 19 horas, integrantes do projeto: Mais que Meninas (IFPR Campus Telêmaco Borba) promoveram uma roda de conversa sobre as relações de gênero. Este momento teve como objetivo discutir e refletir as estruturas sociais postas às mulheres desde os anos iniciais de sua vida.

A estudante Isabella Martins, do 2º ano do curso Técnico em Mecânica Industrial do IFPR Campus Telêmaco Borba, quem fez a fala, intitulou: como o machismo afeta, desde cedo, a vida das mulheres? fruto de uma pesquisa realizada na disciplina de Português, ela conversou com os/as demais integrantes sobre os diversos momentos em que as mulheres são submetidas a determinadas regras e rótulos simplesmente por serem mulheres. As reflexões, proporcionadas por este momento, recuperaram experiências relatadas pelos participantes, a estudante foi vista como inspiração para outras meninas e ao mesmo tempo nos lembrou o quanto é necessário conversar sobre o feminismo numa perspectiva educativa, de empoderamento de prevenção e de pesquisa.

Isabella mostrou, através de sua pesquisa, que é necessário começar a conversar sobre essas questões desde cedo, para que as mulheres, em suas diversas idades, não passem o que outras foram submetidas, tanto com relação aos julgamentos quanto a outras situações que as colocam em patamar de inferioridade e de violência. Que os discursos não sejam fortalecidos pela cultura patriarcal e machista, tão fortemente enraizada na sociedade brasileira. A estudante disse que conversar desde cedo é importante para a identificação de situações de violência e de fragilidades, como também de empoderamento.

Isabela, as demais meninas, professores e professoras, colaboradores do projeto, e demais participantes, discutiram o assunto de forma a desconstruir alguns discursos e construir novos paradigmas capazes de proporcionar uma sociedade diferente para os grupos considerados minorias, embora estatisticamente não sejam.

Esses momentos fazem parte das ações do projeto e acontecem constantemente, têm apresentado temáticas instigantes e urgentes com o objetivo de empoderar, refletir, desconstruir e viabilizar a construção de uma sociedade sem os medos, sem as violências e sem o feminicídio que assombram as mulheres desde a primeira infância e tiram-lhes a vida a cada segundo.

O projeto continua aberto à comunidade para a inclusão de novos e novas integrantes, a quem interessar encaminhar e-mail à coordenadora: roseilda.silva@ifpr.edu.br.