Publicação de Livros
Atualizado em
2022
Estudante do curso Técnico em Informática para Internet publica livro
Gabriel Henrique de Oliveira, estudante do curso Técnico em Informática para Internet, publicou o livro: O romance do meu nada: A arte de romantizar formigas. O e-book pode ser acessado em: https://www.amazon.com.br/dp/B09RF8C248/ref=cm_sw_r_awdo_97DP7X51R925MHP0F3TG
por Gabriel Henrique de Oliveira
“Este livro é uma coletânea de poesias que eu escrevi durante minha adolescência, alguns poemas são crus e meio cruéis mas acredito que dai que venha a beleza que vejo nestes textos, estes poemas contam a jornada da minha vida enquanto eu cresço e aprendo sobre a vida, espero que vocês consigam apreciar estes poemas tanto quanto eu apreciei escrever e viver eles.”
Docente do Campus Telêmaco Borba publica capítulo em livro
O professor Guilherme Sachs acaba de publicar um capítulo no livro “A casa que me espera: relatos e memórias de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico distribuídos pelo Brasil. No capítulo, o docente conta um pouco de sua trajetória e sua entrada no Campus Telêmaco Borba. O livro é ainda composto por diversas outras deliciosas histórias de docentes tanto do IFPR como de outros IFs do país.
O livro pode ser acessado no site da editora, no link: https://mentesabertas.minhalojanouol.com.br/detalhes.asp?IdProduto=386378 ou também pelo PDF anexo a esta notícia. A história do professor Guilherme pode ser conferida nas páginas 101 a 110.
Estudante do Campus Telêmaco Borba do IFPR publica seu segundo livro
O estudante Antonio Marques de Castro, do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, que também já atuou como Professor Mediador em cursos da EaD (Educação a Distância) no Campus Telêmaco Borba (Oferta 2017 a 2019), acaba de lançar seu segundo livro – ao final de 2021. O material é intitulado “Zumbi II: o retorno”, pois se trata da segunda parte da série que, segundo o mesmo, será uma trilogia. Em trabalho todo editado pelo próprio autor, que contou com auxílio de alguns patrocinadores para os custeios.
A narrativa de ZUMBI “II” dá sequência à de Zumbi “I” (lançado ao final de 2020). Continuando o enredo proposto para a trilogia. O autor aproveita para informar que em função da preocupação social, temática de Zumbi I, em relação a problemática da drogadição, o mesmo fora distribuído gratuitamente a todas as bibliotecas das Instituições públicas de educação de nível médio da Municipalidade.
Agora, no “II”, a história toma ares mais românticos, com o protagonista “reencontrando” seu grande amor do passado, e, dando de encontro com algo que vai deixá-lo mais transtornado ainda – do que já o é. E quem tiver interesse em adquirir seus livros pode procurá-lo através dos contatos abaixo:
– Telefone Comercial: (42) 3904-1560 – em horário comercial;
– Msg via twitter: https://twitter.com/70amartb;
– Msg via linkedin: https://www.linkedin.com/in/antonio-marques-3463b069/;
– Msg via Messenger: facebook.com/antoniomarques.decastro;
– Para saber um pouquinho mais, visite: https://amartb.blogspot.com/2022/01/zumbi-ii-o-retorno-ja-venda.html
2021
O professor Ronaldo Mendes Evaristo, do Eixo de Controle e Processos Industriais do IFPR Campus Telêmaco Borba, publicou o Livro:
Processamento Analógico de Sinais: Uma Abordagem para Cursos de Engenharia e Tecnologia.
A obra aborda o assunto de processamento de sinais de tempo contínuo por sistemas analógicos. São tratados somente os sistemas lineares invariantes no tempo (LIT) , importantes na Engenharia Elétrica, visto que a maioria dos sistemas elétricos é composto por componentes RLC e dispositivos semicondutores, normalmente modelados por sistemas lineares. Os sinais são estudados no domínio do tempo e da frequência, pela análise de Fourier, e os sistemas são modelados no domínio da frequência complexa pela transformada de Laplace. Há aplicações práticas em análise de transitórios e na análise e projeto de filtros e equalizadores. Permeia todo o texto a utilização do programa GNU Octave, gratuito e de fácil acesso aos estudantes.
A obra está disponível para download no link:
https://publicacoes.even3.com.br/book/processamento-analogico-de-sinais-347295
Estudante do Campus Telêmaco Borba publica livro
O estudante do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, que também já atuou como Professor Mediador em cursos da EaD (Educação a Distância) no IFPR Campus Telêmaco Borba, Antônio Marques de Castro, concluiu recentemente a elaboração de seu primeiro livro. O material é intitulado “Zumbi I: o script inicial”, sendo editado pelo próprio autor e contou com auxílio de alguns patrocinadores para os custeios.
O enredo é sobre diversos problemas que afligem os jovens residentes no espaço urbano, sendo que Antônio destaca o caráter pedagógico que espera com o livro, desejando que seu trabalho sirva como um alerta para a juventude. Devido à pandemia, o autor estuda um lançamento on line, mas quem tiver interesse em adquirir seu livro pode procurá-lo através dos contatos abaixo:
– Telefone Comercial: (42) 3904-1560 – em horário comercial;
– Msg via twitter: https://twitter.com/70amartb;
– Msg via linkedin: https://www.linkedin.com/in/antonio-marques-3463b069/;
– Msg via Messenger: facebook.com/antoniomarques.decastro;
– Visite também: https://amartb.blogspot.com
2020
Docentes do Campus Telêmaco Borba Publicam Capítulo em Livro
O docente Guilherme Sachs e a docente Kelly Cristinna Frigo Nakayama acabam de publicar um capítulo no livro “Práticas e experiências em linguagens: ensino, pesquisa e extensão nos Institutos Federais”, organizado por Thiago Soares de Oliveira e por Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos e editado pela Pimenta Cultural. O capítulo intitula-se “Histórico da legislação para o ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil: da primeira LDB à Lei do Espanhol”. O professor Guilherme comenta que este livro, com o mote “Uma Rede de Ensino Pública, Gratuita, Pensante e Produtiva”, traz resultados de pesquisas, e relatos de extensão e de ensino de professores da área de Letras de diversos Institutos Federais do país, mostrando que a rede é formada por instituições de ampla qualidade também na área de linguagens. O livro pode ser acessado gratuitamente no link https://www.pimentacultural.com/praticas-experiencias .
2019
Em cooperação com docentes e pesquisadores da USP, UFSCar e IFSC, o docente do IFPR – Campus Telêmaco Borba, Caio Guilherme Secco de Souza publicou um capítulo de livro denominado “”Inorganic and organic-inorganic composite nanoparticles with potential biomedical applications: synthesis challenges for enhanced performance”, contido no livro “Materials for Biomedical Engineeering”, publicado pela Elsevier, uma das principais empresas de divulgação científica no mundo.
A professora e pesquisadora do IFPR Campus Telêmaco Borba, Andréa Mazurok Schactae, coordenadora do GECIG (Grupo de Estudos Cultura, Identidades e Gênero) do IFPR e pesquisadora do NEG (Núcleo de Estudos de Gênero) da UFPR, publicou o texto: A CONSTRUÇÃO DO HERÓI CHE E AS MASCULINIDADES EM CUBA: CONSTITUINDO UM OBJETO DE PESQUISA, no livro Desafios e soluções da sociologia, Organizado por Willian Douglas Guilherme. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/06/e-book-Desafios-e-Solucoes-da-Sociologia.pdf
2017
Docente do Campus Telêmaco Borba lança livro em Santa Catarina
A Professora Andrea Mazurok Schactae participou na última semana dos Eventos: 13º Mundo de Mulheres e 11º Fazendo Gênero, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no qual apresentou resultados de pesquisa, coordenou o Simpósio Temático intitulado “Gênero, direitos humanos e diversidade nos espaços das armas”, e ainda lançou o livro “Gênero e Instituições Armadas”, juntamente com a Profa. Dra. Rosimeri Moreira (UNICENTRO).
Andrea também participou da Marcha Internacional Mundos de Mulheres por Direitos, no dia 02 de agosto, no centro de Florianópolis. O evento teve o intuito de denunciar as múltiplas violências, apresentadas no Manifesto Mundos de Mulheres por Direitos.
Sobre o livro:
Gênero e Instituições Armadas, lançado em 3 de agosto, na Reitoria da UFSC, trata de mulheres armadas: policiais, soldadas, guerrilheiras. A discussão proposta vai além da narrativa de incorporação das mulheres nesses espaços, tidos como construtores de masculinidades, nos quais sua presença foi sistematicamente negada e/ou ocultada. Trata-se de uma reflexão que envolve o gênero, uma vez que a instituição da guerra, as armas e a violência de uma maneira geral são associadas ao masculino e negadas ao feminino.
Confira mais em: https://www.wwc2017.eventos.dype.com.br
https://www.facebook.com/pg/TB.IFPR/photos/?tab=album&album_id=1399636750117627
Lançamento do Livro: Reflexões em Ensino de Ciência e Tecnologias: abrindo horizontes
No dia 28 de abril de 2017, foi realizada pela Editora UTFPR a sessão de lançamento do livro “Reflexões em Ensino de Ciência e Tecnologias: abrindo horizontes” e de mais 17 outros títulos publicados durante o ano de 2016.
A Diretora Geral, Karina Mello Bonilaure, participou do evento e é também autora de um dos capítulos deste livro. O texto é resultado do trabalho realizado no Campus Telêmaco Borba a respeito da formação continuada de professores (2010-2012).
A professora Patrícia Vanat Koscianski também tem um capítulo de sua autoria no mesmo livro. O capítulo traz como temática central a alimentação com foco no consumo excessivo de sal e açúcar em alimentos industrializados.
Abaixo, maiores informações sobre o evento:
2016
A Professora Andrea Mazurok Schactae, do Campus Telêmaco Borba, está como organizadora, bem como, autora de dois capítulos do livro:
Gênero e Instituições Armadas.
Confira: https://issuu.com/editoraunicentro/docs/merged__1_