Estudantes do curso de Agronomia do Campus União da Vitória realizam visita técnica à Vinícola Villagio Grando – Campus União da Vitória

Estudantes

Na última sexta-feira (24), os estudantes do curso de Agronomia do Campus União da Vitória, realizaram uma visita técnica na Vinícola Villagio Grando, localizada em Água Doce, Santa Catarina. A visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma imersão prática nos processos de produção de uvas e na elaboração de vinhos.

Os alunos foram recepcionados pelo Engenheiro Agrônomo responsável pela produção de uvas na vinícola, Wagner Luza, que guiou a turma pelos vinhedos, apresentando de perto o sistema de produção de uvas adotado pela Villagio Grando. Os alunos puderam observar diversas variedades de uvas cultivadas, compreendendo os cuidados específicos necessários para cada uma delas.

Durante a visita, o engenheiro agrônomo abordou os tratos fitossanitários aplicados, ressaltando a importância da sustentabilidade e do manejo integrado para garantir a saúde das plantas. Além disso, foi possível aprofundar conhecimentos sobre as práticas de manejo e conservação do solo, aspectos fundamentais para a qualidade da produção vinícola.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, Marlon Rodrigues, a visita técnica representou uma oportunidade ímpar de conectar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática vivenciada no campo.

“Essa interação direta com profissionais experientes e a imersão nos processos reais de produção proporcionam uma compreensão mais abrangente e aprofundada da agronomia voltada para a viticultura. A experiência certamente deixou uma marca duradoura nos futuros agrônomos, enriquecendo não apenas seus currículos, mas também suas perspectivas profissionais e paixão pela agronomia”, finalizou Rodrigues.