Mesa Redonda sobre o papel do engenheiro agrônomo é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Estudantes

Com o tema O papel do engenheiro agrônomo como extensionista rural, os estudantes do 8º período de Agronomia do Campus União da Vitória, participaram, na manhã desta sexta-feira (08), de uma Mesa Redonda focada na Extensão Rural, com a orientação do Engenheiro Agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR, José Eustáquio Pereira.

A conversa contou, também, com a participação dos professores do campus, Carlos Kosera Neto, Carlos Antônio dos Santos e Claudio da Rocha Júnior, que debateram acerca do papel desses profissionais como estimulantes de mudanças nas comunidades agrícolas.

O diálogo, sugerido por José Eustáquio, com base em suas experiências obtidas ao longo da carreira, ressaltou a importância de conhecer profundamente o público-alvo, suas histórias e saberes práticos.

Para o professor Carlos Kosera Neto, o encontro revelou que a atuação do engenheiro agrônomo tem desafios quando o assunto é transmissão de conhecimento, exigindo a superação de barreiras culturais e sociais para uma comunicação eficaz.

“Quero expressar minha gratidão, e do campus, pela colaboração contínua do IDR Paraná na formação dos estudantes. Esta jornada de aprendizado reforça o compromisso desses futuros profissionais em adotar uma abordagem holística e empática na disseminação do conhecimento agronômico, valorizando as peculiaridades de cada contexto. Espera-se que esses debates inspirem práticas mais inclusivas e eficientes, contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais”, destacou Kosera.