Estudantes do curso de Agronomia participam de curso sobre a cultura da erva-mate – Campus União da Vitória

Estudantes

Uma cultura muito presente na região sul do país é a erva-mate, que é fonte de renda e sustento de milhares de famílias ao longo de sua cadeia produtiva, mas que tem seu manejo realizado de forma muito empírica e com pouca técnica em muitos locais de cultivo.

Pensando no contato prático e técnico com a cultura, visto a dificuldade de encontrar assistência especializada para tal, o Campus União da Vitória propiciou nesse mês de maio de 2023, para os acadêmicos do curso de Agronomia, do sétimo período, um curso sobre a produção de mudas de erva-mate e implantação do erval, oferecido pelo Senar e ministrado pelo engenheiro agrônomo João Ronaldo de Oliveira.

O curso contou também com visita técnica até a ervateira Capimar, onde os acadêmicos puderam observar o erval comercial com mais de 50 anos, ainda em produção e um museu da erva-mate com diversos produtos e derivados dessa planta que apresenta grande importância econômica para a região e está sendo explorada com outras finalidades.

Ao final do curso, foi realizada a implantação de erval na área experimental do campus, local utilizado para subsidiar pesquisas e aulas práticas dos diversos cursos da instituição.