3º Workshop de Inovação discute Resolução dos NITs – Instituto Federal do Paraná

3º Workshop de Inovação discute Resolução dos NITs

Teve início nesta quinta (1) e segue até amanhã o 3º Workshop de Inovação do Instituto Federal do Paraná. Realizado em Curitiba, o evento reúne 25 representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos campi do Instituto e dá continuidade às edições anteriores da capacitação.

Além dos coordenadores dos NITs, também participam do encontro servidores da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi).

A terceira edição do evento tem como principal objetivo a discussão da resolução que vai regulamentar a atuação dos NITs. “O trabalho realizado nos workshops veio evoluindo. Nesta terceira edição, já temos maturidade suficiente para discutir a resolução dos núcleos, que vai prever todas as questões da Lei do Marco de Inovação e a proteção da produção intelectual dos servidores e estudantes. O número de patentes será um dos indicadores mais importantes para a Proepi e para a instituição como um todo para a busca de fomento externo”, explica o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam. O documento será submetido à apreciação do Consup na próxima reunião ordinária, a ser realizada em dezembro.

Na manhã desta quinta, aconteceu uma discussão sobre a Padronização de Procedimentos Referentes à Inovação a ser ministrada por servidores da Diretoria de Inovação da Proepi. À tarde, é realizada a mesa-redonda com o tema “Startups”. A atividade terá a participação de Ana Claudia João, da MydiaBook; Bruno Leal, da Mercafácil; Leandro Kasan, da Coletive; Leonardo Fabrício, da Matchbook e Ricardo Paraná Júnior, da Bearings Coaching Vocacional.

Na sexta, durante todo o dia, será realizada a oficina “Introdução à Redação de Patentes”, a ser ministrada por Henry Suzuki, da Axonal Consultoria.

Para a professora Tatiana Campos Pimentel, coordenadora do NIT do Campus Paranavaí, a participação nos workshops de inovação capacita o servidor a pensar as questões de inovação dentro do IFPR. “Temos discutido aqui nesses workshops a questão da inovação para que consigamos regulamentar, dentro da instituição, como vai funcionar a transferência de tecnologia, registro de software, assuntos que a gente ainda não têm clareza e que precisam ser debatidos. No encontro passado, aprendemos a busca de anterioridade, para sabermos se realmente o projeto que a gente ou o campus desenvolve é inovador, tem potencial. Neste momento, pela previsão, a gente vai ver como redigir uma patente”, afirma.

NITs

Os Núcleo de Inovação Tecnológica (NITs) são órgãos de assessoramento que têm a finalidade de subsidiar e acompanhar a execução da Política de Empreendedorismo e inovação no IFPR. Atuando nos campi do Instituto, os núcleos têm, entre suas funções, a de avaliar e acompanhar pedidos de registro de patentes; apoiar ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da Ciência e da Tecnologia e zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferências de tecnologia. “A função do NIT, principalmente no campus, é estimular e orientar os servidores e estudantes a obter a edição de uma propriedade intelectual e promover a cultura de inovação”, explica Estevam.

Veja como foram as edições anteriores do Workshop de Inovação a partir das matérias abaixo:

1º Workshop de Inovação – IFPR começou nesta terça-feira (26) em Curitiba

2º Workshop de Inovação é realizado em Curitiba