Abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2016 – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016), no endereço www.obmep.org.brAs inscrições são gratuitas e seguem até o dia 1º de abril; escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio podem participar.

Composta de duas série de testes – a primeira prova neste ano será em 7 de junho, e a segunda em 10 de setembro – a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze.
Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) em 2016. A Obmep reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos 6,5 mil vencedores.

Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a olimpíada tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática. Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, sendo 1.736 do Paraná. Foram cerca de 18 milhões de alunos participantes na primeira fase.

IFPR na OBMEP

Em 2015, o Instituto Federal do Paraná teve 81 estudantes de 12 campi premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Entre os destaques do Instituto, três estudantes do IFPR conquistaram medalha de bronze: João Henrique Spadini, do Campus Assis Chateaubriand, Rafael Maldonado, do Campus Curitiba, e Pedro Henrique Gumy, do Campus Irati. Receberam a premiação de “Menção Honrosa” alunos das unidades de Barracão, Curitiba, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Londrina, Palmas, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).