Servidores do IFPR participam de cursos de Gestão de Projetos e de Pessoas – Instituto Federal do Paraná

Capacitação

Servidores do IFPR participam de cursos de Gestão de Projetos e de Pessoas

Servidores do IFPR participam, nesta semana, em Curitiba, de dois cursos de capacitação. Um deles se chama “Fundamentos da Gestão de Projetos” e o outro é voltado à Gestão de Pessoas, com destaque para fundamentos e tendências.

O curso de Gestão de Projetos é ofertado em parceria com a Escola Nacional de Administração Fazendária (Esaf), vinculada ao Ministério da Fazenda, e o de Gestão de Pessoas é realizado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Ambos foram planejados e desenvolvidos a partir do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) 2016, instrumento que mapeia as necessidades de formação de servidores do Instituto.

Projetos
O curso “Fundamentos da Gestão de Projetos” é realizado na sede da Esaf/PR, no Centro de Curitiba, de quarta (23) a sexta-feira (25). A carga horária total é de 24 horas e o objetivo é apresentar conceitos e ferramentas para gerenciamento de atividades de execução de projetos, avaliação de recursos e de acompanhamento de projetos em andamento. Entre os diferentes conteúdos abordados, estão conceitos e discussões sobre “Gerenciamento de riscos”, “Gerenciamento da equipe de trabalho e formas de acompanhamento”, entre outros.

Participante do curso, o assistente em Administração Jeferson Miranda Antunes, que atua na Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR (Proepi), comenta que a capacitação contribuirá com a melhoria do fluxo de trabalho no Instituto. “A ideia é levar essa experiência para o nosso cotidiano e desenvolver os projetos de forma mais coerente, e, esperamos, de forma mais integral, com início, meio e fim”, afirma. Jeferson foi um dos proponentes do curso, junto à Diretoria de Educação a Distância.

Pessoas
Já o curso de Gestão de Pessoas, que também ocorre de terça (22) a quinta-feira (24), é realizado na Sede da Reitoria do IFPR, no Tarumã. Voltada aos servidores que trabalham com Gestão de Pessoas nos diversos campi e unidades do IFPR, a capacitação tem por objetivo propiciar a reflexão e o estudo sobre diversos aspectos relacionados à Gestão de Pessoas, de aspectos conceituais e históricos às tendências para o futuro. Entre os tópicos abordados estão questões relacionadas à Política de Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal; Sistemas, pressupostos, problemas e desafios da Gestão de Pessoas na área pública; Gestão Estratégica de Pessoas, entre outros.

“Por estarmos em uma instituição de Ensino, esse conhecimento e essa discussão são muito importantes, porque nós lidamos com pessoas e, independentemente do cargo, função, papel institucional, cada um é importante e o trabalho que cada um faz é essencial”, comenta Paulo Edson Piassa, assistente em Administração do Campus Coronel Vivida e integrante do GT Pessoas do Campus.

Capacitação
Mais informações sobre Capacitação no IFPR podem obtidas na página da Diretoria de Capacitação (DCA) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).