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O Campus Campo Largo sediou, entre dias 08 e 10 de maio, o XI Encontro sobre a Organização do Trabalho Pedagógico organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens). As discussões mais importantes travadas no evento foram em três temas: construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP) no âmbito do IFPR, permanência e êxito escolar e possibilidade de organização curricular por itinerários formativos. Representantes dos 25 campi estiveram presentes no evento, demonstrando a preocupação institucional e forte engajamento das equipes pedagógicas na discussão dessas questões. O XI Encontro contou com 76 participantes.
O pró-reitor de ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães, ressaltou a importância do principal evento pedagógico anual da instituição. “Pelo nível e intensidade das discussões realizadas no evento, vemos que os campi estão bastante engajados na construção coletiva do PPP. Essas discussões levaram, inclusive, ao apontamento de alterações no percurso”, destaca o pró-reitor. O evento também foi fundamental para reafirmar a identidade institucional e o compromisso institucional com a educação como um direito social e não como mercadoria.
Na palestra sobre “Práticas de Não-Violência na Escola” com o professor Josafá Moreira da Cunha e Loriane Trombini Frick, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foram abordadas as diferentes manifestações de violência presentes no ambiente educacional: verbal, física, gestual, psicológica, moral, exclusão social, racismo, homofobia, bullying, ciberbullying, assédio moral, assédio sexual e machismo. Estas formas de violência perpassam as relações e têm diversos impactos nos indivíduos em contextos de convivência não positiva, desrespeito e afronta a dignidade.
Loriane explicou que os estudantes de ensino médio muitas vezes não são assertivos na hora de resolver conflitos, não sabem como agir e, por isso, é comum que não reajam ou que usem a força como primeiros recursos. “Eles não se sentem confiantes para resolver uma situação de provocação ou para se colocar quando tem a percepção de que as regras não são justas”.
Um dos aspectos que precisa ser fomentado na escola é a valorização de práticas positivas, das diferenças, do diálogo e da cooperação, com o intuito de construir relações de confiança e vínculos seguros. “Entender o protagonismo do estudante é uma necessidade”, enfatizou Loriane.
Para Josafá, nossa sociedade não está lidando bem com conflitos. “Precisamos confiar em nossa capacidade de inovação, de criar soluções a partir da pesquisa, da cientificidade e não do senso comum”, destacou.
Assim como outras instituições de ensino, o IFPR realizou reuniões e rodas de conversa para discussão de práticas de combate à violência visando a prevenção de ações agressivas no âmbito escolar e de fomento a uma cultura de paz. A parceria com a UFPR é fruto desses debates realizados em âmbito institucional, envolvendo os campi por meio de videoconferência, tendo em vista que não existem respostas simples para este problema social complexo e que se reflete na escola.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) do campus é pensado depois da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o qual contém o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). O PPI será operacionalizado pelo PPP.
O PPP é composto de três etapas:
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