Equipe do Campus Colombo é premiada no Hackathon Nasa Space Apps Challenge – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Equipe do Campus Colombo é premiada no Hackathon Nasa Space Apps Challenge

Foto de uma estudante de costas, olhando para a tela do computador com um programa do evento

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, o Campus Curitiba recebeu o Hackathon Nasa Space Apps Challenge, maior maratona de inovação do mundo. Promovido pela agência espacial americana, em parceria com o IFPR, o evento aconteceu simultaneamente em mais de 160 países e teve uma equipe do Campus Colombo premiada. No Paraná, foram mais de 300 inscritos entre estudantes e profissionais de várias áreas.

Foram apresentados aos participantes 23 desafios, sendo que cada equipe escolheu um, e teve 48 horas para desenvolver uma solução. O evento foi realizado no formato híbrido, permitindo também a participação online. Quem optou por comparecer presencialmente utilizou a estrutura do Campus Curitiba.

Os desafios da maratona de inovação abrangiam diferentes áreas do conhecimento e foram avaliados conforme quatro quesitos: inovação, sustentabilidade, viabilidade econômica e inclusão.

O resultado final das avaliações dos projetos foi anunciado no dia 7 de outubro. As equipes Sun Trackers, Urania e Galaxy Fusion 1 foram as vencedoras da etapa local. As equipes Space Engineers – do Campus Colombo – e Parallel Development receberam menções honrosas de “melhor uso da ciência” e “melhor uso de dados”. Os três melhores projetos do Paraná seguem agora para a etapa internacional.

Confira como foi a competição:

No canal do Youtube Conexão IFPR você também confere outras ações do evento: