Estudantes de Arapongas apresentam Projeto de Pesquisa na Semana de Integração em Londrina – Campus Avançado Arapongas

EVENTOS

Nesta quarta (22), os estudantes do curso Técnico em Melhoria de Processos, que participam do Projeto “A identidade do IFPR sob Múltiplos Olhares”, apresentaram os resultados parciais da pesquisa na XII Semana de Integração e Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura dos Campi Londrina, Arapongas e Astorga, que acontece no Campus Londrina dentre os dias 20 a 24 de novembro.

O projeto tem como objetivo encontrar a Representação Social do IFPR Campus Avançado Arapongas, levando em consideração a visão dos servidores, dos estudantes e da comunidade. Os resultados da pesquisa, de caráter longitudinal, ou seja, que será replicada no próximo ano, poderão servir como base para possíveis projetos e ações da instituição.

O projeto é coordenado pela professora Drª Leila Pryjma e conta com a vice-coordenação da Pedagoga Danielle Cappellazzo e tem como membros: o professor Valmir Xavier, os estudantes: Abner Toriba, Cândida Moraes, Elda Barros, João Pedro Omodei, Maurício Machado e a estagiária Andressa Duarte.

Saiba mais

A teoria das Representações Sociais foi inaugurada por Serge Moscovici no âmbito da Psicologia Social nos anos 60 do século XX. O estudo de uma Representação Social visa a investigação do que pensam os indivíduos acerca
de um determinado objeto e por que pensam. Quando se busca o que pensam, tratamos do próprio conteúdo de uma representação e o como pensam reconhecemos as funções e o conteúdo da representação bem como
ela se configura no universo cognitivo e social dos indivíduos. Segundo Moscovici, (2013, p.41), “Representações, obviamente, não são criadas por um indivíduo isoladamente. Uma vez criadas, contudo, elas adquirem uma vida própria, circulam, se encontram, se atraem e se repelem e dão oportunidade ao nascimento de novas representações, enquanto velhas morrem’’ (PRYJMA et al, 2023).