Campi do IFPR dão boas-vindas aos estudantes – Instituto Federal do Paraná

Campi do IFPR dão boas-vindas aos estudantes

Entre os dias 06 e 10 de fevereiro, 23 dos 25 campi do IFPR recepcionaram seus estudantes. Àqueles que retornaram aos cursos técnicos e superiores, somaram-se mais de 5,1 mil novos discentes, aprovados no Processo Seletivo 2017. Em todas as unidades, os estudantes foram recebidos com muita alegria e entusiasmo. Veja como foi!

Em Umuarama, os estudantes foram recepcionados com muita música pela banda do projeto IF Music, formada por professores e estudantes do campus. Na segunda-feira (6), a equipe diretiva deu as boas-vindas e apresentou os professores aos estudantes. Em seguida, os discentes foram conduzidos a uma visita guiada pelo campus. Em 2017, mais de 300 estudantes ingressam ao Campus Umuarama nos cursos técnicos em Edificações, Informática e Química, na forma de oferta integrado ao Ensino Médio, nos cursos técnicos subsequentes em Desenho de Construção Civil, Design de Interiores e Informática e nos cursos superiores de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Em Telêmaco Borba, os veteranos do Grêmio Estudantil se encarregaram de recepcionar os colegas e os calouros dos cursos técnicos integrados do campus. As atividades promovidas pelo grêmio foram realizadas nos dias 6 e 7 de fevereiro, e contou com as boas-vindas da equipe diretiva, apresentações de dança dos estudantes Flávia Fontoura, Gabriel dos Anjos Fermino e Letícia Felizardo de Almeida Silva, além da apresentação da banda Cabeças Voadoras. O Grêmio também promoveu um bate-papo, no qual os próprios colegas repassaram informações sobre o funcionamento da instituição para os recém-chegados. Na terça-feira (7), foi realizada uma gincana, com atividades como dança, cabo de guerra, guerra das cores e muito mais. As fotografias das atividades estão na página do Campus Telêmaco Borba do Facebook.

Em Irati, as atividades de acolhimento, integração e ambientação dos estudantes ficou a cargo da equipe diretiva, que realizou a apresentação dos servidores e visitas guiadas pelo campus. Para os calouros, foi realizada uma apresentação institucional, com orientações sobre o processo de ensino e aprendizagem no IFPR e dinâmica do trabalho pedagógico. As atividades também se estenderam aos estudantes do Ensino Superior, no período noturno. Confira as fotografias na página do Campus Irati no Facebook.

Em Colombo, a volta às aulas marca o início do curso Técnico em Alimentos na modalidade integrada. Os estudantes do novo curso foram recebidos com uma aula inaugural, ministrada pelo professor Gabriel Mathias Carneiro Leão. Estes, bem como os estudantes dos cursos Técnico Informática e Técnico em Agroindústria-Proeja integrados ao Ensino Média, também foram recebidos pela equipe diretiva. Professores, coordenadores e alunos veteranos se empenharam em explicar o funcionamento dos cursos, os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho dos futuros profissionais. Atividades de integração foram realizadas pelas professoras Gabriela Chicuta, da disciplina de Educação Física, e pela professora Camila Carpanezzi, de Artes. A bibliotecária Hermelinda Martins e o secretário Alex Chaves explicaram o funcionamento da Biblioteca e da Secretaria Acadêmica.

Para os estudantes do curso Técnico em Agroindústria, foi realizada a dinâmica das “teias de relacionamento”, que contou com a presença de representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), as professoras Rosane de Fátima Batista Teixeira, Ana Lucia Bonassina, Hanny Paola Domingues e Larissa Lopes Mellinger, e um Workshop sobre Planejamento Estratégico Pessoal com a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), professora Andréa dos Santos Rodrigues.

Em Foz do Iguaçu, os estudantes foram recebidos com a exposição “Olhares que voam”, do fotógrafo Jean Pavão. Além da exposição, também foram organizadas atividades de ambientação, com a apresentação do campus e dos servidores.

Estudantes de cursos na modalidade EaD são recepcionados em Goioerê

No Campus Avançado Goioerê, a volta dos cerca de 200 estudantes ligados aos cursos técnicos na modalidade a distância movimentou as noite na primeira semana de aulas. A programação foi repleta de atividades dinâmicas, elaborada pelos coordenadores e tutores presenciais. O campus oferece os cursos Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Logística e Técnico em Segurança do Trabalho, por meio do seu Núcleo de Educação a Distância.