Início do ano letivo movimenta câmpus do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Volta às aulas

Início do ano letivo movimenta câmpus do IFPR

O ano letivo 2012 iniciou na última segunda-feira, dia 13 de fevereiro, movimentando os 14 câmpus do Instituto Federal no Paraná. Em Ivaiporã, por exemplo, os alunos foram recepcionados por toda a equipe do câmpus e assistiram à aula magna ministrada pelo professor Irineu Mario Colombo, Reitor do IFPR. O reitor falou sobre os “desafios e possibilidades da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, trazendo informações sobre a criação, estruturação e expansão do IFPR, além de destacar os principais desafios e possibilidades de sua gestão (2011 – 2015). A intenção do câmpus foi de causar uma boa impressão e de fazer com que os alunos, desde o primeiro contato com o IFPR, se sintam realmente parte da instituição. Em Curitiba, os alunos assistiram à aula magna no auditório da sede João Negrão e tiveram informações sobre a missão e a organização do IFPR.

O momento também foi de prestar informações aos alunos sobre os cursos em que eles estão matriculados. O início do ano é uma etapa de descoberta e de despertar ainda mais o interesse dos estudantes pelas disciplinas que compõem a matriz curricular dos cursos. Por isso, em grande parte dos câmpus, professores e coordenadores se empenharam em explicar o funcionamento dos cursos, os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Mesmo para os alunos que cursam o Ensino Médio integrado, a qualificação profissional é uma forte expectativa. Em Assis Chateaubriand, uma das novidades é o curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. Cerca de 40 alunos que concluíram o Ensino Fundamental iniciaram nesta turma. O professor Amilcar Profeta Filho, coordenador do curso, destaca que um dos objetivos do curso é capacitar os jovens da região para o mercado de trabalho e que acaba sendo uma tendência que o aluno busque uma colocação profissional a partir do curso, entretanto “ são várias opções que nossos alunos podem ter, pois os mesmos terão a formação do núcleo comum e mais a formação técnica. Caso algum aluno não queira seguir na área de informática após concluir, ele pode perfeitamente prestar vestibular para outro curso, pois estará apto também”.

Em Jacarezinho, a aula inaugural foi no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e reuniu mais de 400 estudantes e familiares. Após a aula magna, os alunos do 2º ano dos cursos técnico médio integrado do câmpus fizeram apresentação dos cursos de Eletromecânica, Alimentos e Informática. Coube ao professor Gustavo Villani Serra, diretor do câmpus, anunciar as novidades para 2012 como a construção de novas instalações para laboratório de eletromecânica, novas salas de aula, aquisição de novos equipamentos e a chegada de novos professores. Outra novidade na unidade é a implantação do curso Técnico em Arte Dramática, sendo que as aulas deste curso deverão iniciar em abril.

Tanto Jacarezinho quanto Londrina também investiram em atividades de integração nesta primeira semana de aula, como gincanas. No câmpus Londrina, esta atividade teve como tema “Solidariedade e Cidadania” e envolveu toda a comunidade acadêmica, além de contar com o acompanhamento dos pais.