Câmpus do IFPR recebem estudantes – Instituto Federal do Paraná

Volta às aulas

Câmpus do IFPR recebem estudantes

A primeira semana de fevereiro marcou o início do primeiro semestre letivo em 13 dos 14 câmpus do IFPR. Os recém-chegados – cerca de 3,8 mil estudantes de nível médio e superior- foram recebidos com programações especiais. No Câmpus Jacarezinho, na região Norte do Paraná, as atividades que marcam o início do semestre letivo se estenderam por toda a semana. Na segunda-feira (3), os servidores da instituição estiveram reunidos para o planejamento do ano letivo de 2014. Durante a Semana Pedagógica, foram discutidos assuntos como a didática de ensino, metodologias de avaliação e formas de registro e acompanhamento acadêmico. Na quinta-feira (6), aconteceu a aula inaugural, que lotou o auditório do Conjunto Amadores de Teatro (CAT).

Durante a aula inaugural, foi reproduzido o vídeo de boas vindas do reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, seguido da apresentação de todos os servidores do câmpus. O professor Árife Amaral Melo ministrou a palestra “Do Herói ao Estudante”, seguida da fala do diretor geral, Gustavo Villani Serra. A programação da noite foi encerrada com o show da banda Frodo’s Ring, formada por alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus. Fechando a semana, na manhã desta sexta-feira (07), os estudantes foram recebidos com música e ações culturais elaboradas pelos estudantes veteranos do IF para integração do calouros. A primeira semana de aulas também contou com a realização da primeira reunião com Pais de alunos, na oportunidade os membros do CODIC – Colégio Dirigente do Campus – falaram sobre a importância e as atividades, realizando uma consulta para selecionar os pais que vão compor este Colegiado.

Já, em Paranavaí, a Semana Pedagógica iniciou com a recepção dos servidores e a realização de uma palestra motivacional. As atividades de planejamento e reflexão contaram com palestras do professor André Luis Trevisan, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sobre “Avaliação em fases”. Os estudantes foram recebidos no dia 3 de fevereiro pelos professores e pela equipe do ensino. Foram apresentados aos novos alunos a organização do IFPR, incluindo o sistema de avaliação e a assistência estudantil.

Os estudantes do Câmpus Paranaguá foram recebidos nesta quinta-feira (6), com uma extensa programação que incluía oficinas, palestras, show de calouros e mostra de filmes de curta-metragem. Durante a manhã, os estudantes participaram da palestra Aprendendo Inteligência, com a professora Carmem Lúcia Graboski da Gama. A tarde terminou com uma feira de barganha de livros e CDs. Nesta sexta, o ponto alto da programação foi o show de talentos, com início às 13h.

Imagens da primeira semana de aula estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.

Em Ivaiporã e Telêmaco Borba, as aulas iniciam nas próximas semanas

Em Ivaiporã, a reunião com os pais de alunos abriu a programação de início do ano letivo. O encontro entre direção e comunidade escolar se deu na segunda-feira (3) e teve como objetivo principal apresentar o IFPR. Na quarta-feira (5), iniciaram-se as atividades com os professores e equipe de Ensino. As primeiras palestras foram sobre o processo de compras do IFPR e o Plano de Distribuição Orçamentária 2014. Os professores tiveram uma palestra com o professor Junior Castilho, do Câmpus Umuarama, onde puderam refletir sobre o currículo Institucional. As aulas têm início na segunda-feira (10).

O Câmpus Telêmaco Borba dedicou esta semana à realização da Semana Pedagógica. Os estudantes também serão recepcionados no dia 10 de fevereiro.