Comissão trabalhará na resolução sobre carga horária dos TAEs em Projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação – Instituto Federal do Paraná

Servidor

Uma comissão irá trabalhar na proposta de regulamentação definitiva da carga horária dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do IFPR em Projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação. O grupo deverá ser nomeado pelo reitor nos próximos dias.

A comissão será composta por representantes da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CIS/PCCTAE), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe); do Conselho de Administração e Planejamento (Consap), e do Conselho Superior (Consup).

A proposta de criação da comissão para trabalhar na minuta de resolução foi delineada durante reunião realizada nesta sexta-feira (19); participaram do encontro integrantes da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec).

Portaria normativa

No dia 18 de maio, foi publicada a portaria normativa que regulamenta, em caráter de avaliação, a carga horária dos técnicos-administrativos em Educação (TAEs) em projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação:

Confira a íntegra do documento:

Portaria Deac/GR/IFPR nº 46, de 18 maio de 2023 – Regulamenta, em caráter de avaliação, a carga horária da participação dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), nos projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação.

A normativa tem como objetivo estimular e valorizar a produção acadêmica-científica-tecnológica dos TAEs, contribuindo para o desenvolvimento dos servidores e para o avanço da Pesquisa, Extensão e Inovação, por meio da expansão da produtividade acadêmica, científica e tecnológica.

Portaria x resolução

A resolução, que passará por consulta interna e precisará ser aprovada pelos conselhos, terá caráter mais definitivo que a portaria.

De qualquer forma, até que a resolução esteja publicada, os TAEs do IFPR estão resguardados pela portaria nº 46 para atuar como coordenadores, vice-coordenadores ou colaboradores em projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação, dentro de sua carga horária semanal de trabalho.

Essa participação pode ocorrer pela submissão a editais internos ou externos; por iniciativa do servidor, por meio de proposta protocolada e aprovada pelo Comitê de Pesquisa e Extensão do Campus (Cope); pela participação em pesquisa desenvolvida em curso pós-graduação lato sensu; pelo desenvolvimento de pesquisa desenvolvida em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) ou pelo desenvolvimento de pesquisa de estágio pós-doutoral.

TAEs em Projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação

Assista, no vídeo abaixo, como tem ocorrido a participação dos TAEs do IFPR na Extensão, Pesquisa e Inovação: