Alunos do IFPR Campus Curitiba Participam de Atividade de Arquearia em Parceria com Escola Pakua – Campus Curitiba

estudantes

Alunos do ensino médio integrado do IFPR Campus Curitiba tiveram a oportunidade de participar de uma atividade prática de Arquearia. A atividade foi ministrada pela Mestra Luana Muraski e pelos alunos Rafael e Lucas, da escola Pakua, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com os estudantes do IFPR.

A iniciativa foi organizada pelo professor de Educação Física, Rodrigo Tramutolo Navarro.

O que é Pa-Kua?

Pa-Kua é um conhecimento antigo que serve a humanidade desde os tempos antigos até o presente, na tentativa de entender as mudanças, adaptar-se a elas, e alcançar um estado de maior harmonia. Na Liga Internacional de Pa-Kua, abordamos esse conhecimento antigo e por meio da prática de uma ou mais das chamadas “maestrias”, nossas oito modalidades (acrobacia, armas de corte, arqueria, arte marcial, pa-kua chi, ritmo, tai chi, e yoga chinês). Embora o nome “Pa-Kua” seja compartilhado com outras disciplinas orientais, nosso sistema de ensino é único e não possui ligação com elas. O que é ensinado na Liga é um conhecimento completo, prático e extremamente útil para todas as pessoas, independentemente da idade. A prática ocorre de forma não competitiva e sempre atendendo às possibilidades e necessidades de cada discípulo.”