Estudantes do Campus Curitiba representam as meninas e mulheres cientistas em Conferências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Campus Curitiba

pesquisa

Depois de 14 anos, o Brasil volta a promover uma Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento que acontecerá em junho em Brasília promove conferências preparatórias temáticas, dentre elas as Conferências Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social e Mais Meninas e Mulheres nas Ciências, entre os dias 14 e 16 de março, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Para representar as meninas e mulheres cientistas do campus Curitiba e, consequentemente, da Instituição, foi possível mobilizar a participação da estudante do terceiro ano do curso técnico em Eletrônica, Karoline Cruz, bolsista do projeto Meninas e Mulheres nas Ciências (PIBIC-Jr), coordenado pelas professoras Gabriela Chicuta Ribeiro e Joyce Luciane Correia Muzi, e da estudante e bolsista do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept), Iolete Maia. Ambas têm desenvolvido estudos e pesquisas relacionadas à participação de meninas e mulheres na Educação Profissional e Tecnológica, demonstrando potencial capacidade para seguir produzindo Ciência dentro e fora do IFPR. Nesse sentido, sua participação se torna fundamental, uma vez que as Conferências têm como objetivo a produção de subsídios dentro das temáticas específicas para serem levadas à Conferência Nacional em junho.

Para a professora Joyce Luciane Correia Muzi, orientadora das estudantes e uma das integrantes da Comissão Organizadora da Conferência Temática Mais Meninas e Mulheres nas Ciências, essa oportunidade de participação é única e histórica. “Com recursos provenientes do próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, conseguimos levar algumas estudantes de Curitiba com o intuito delas serem nossas porta-vozes nesse momento de retomada democrática das políticas públicas para a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e sobretudo da inclusão de pautas urgentes no nosso contexto”.

A Conferência pretende reunir cerca de 500 representantes das instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, a sociedade civil, setor empresarial, associações e entidades de classe, assim como do Governo Federal.

Ambas conferências podem ser acompanhadas pelo canal do MCTI no Youtube.

Sigam https://www.instagram.com/mcti/ para saber mais.