Estudantes do IFPR Campus Curitiba são premiados no VIII Se²pin – Campus Curitiba

estudantes

Estudantes do IFPR Campus Curitiba são premiados no VIII Se²pin

Dois estudantes do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba foram premiados no VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), realizado no mês de junho na cidade de Telêmaco Borba.

Maria Eduarda Fernandes, aluna de Processos Fotográficos, e Henrique Cesar Hubner Maia, aluno de Eletrônica, destacaram-se em suas respectivas categorias.

Maria Eduarda foi premiada na categoria diversidade, com o projeto “Meninas, Mulheres e Ciências no IFPR Curitiba: Relato de Experiência de Nossas Ações”. Bolsista do projeto, Maria Eduarda é orientada pelas professoras Gabriela Chicuta Ribeiro e Joyce Luciane Correia Muzi. O projeto, criado em 2020, investiga a inserção e permanência das meninas nos cursos técnicos, buscando entender e incentivar a participação feminina nos setores científicos.

Por sua vez, Henrique Cesar recebeu o prêmio de robótica na categoria Lego. O estudante, que participa de equipes de robótica do IFPR Campus Curitiba, apresentou dois robôs no evento. Um feito com o kit de robótica lego (EV3) e outro com Arduino. Os robôs estão em fase de aprimoramento e testes para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria de resgate. Henrique foi orientado pelo professor Carlos Maffini dos Santos.

Para participar do Se²pin, os estudantes receberam um auxílio alimentação do IFPR Campus Curitiba, no valor de 90 reais por dia, totalizando 360 reais.

“Foi uma experiência incrível para mim. Só tenho a agradecer pela comunidade IFPR, pelo apoio das professoras e principalmente a Deus por me conceder a viver momentos como este, me proporcionando uma bagagem riquíssima em conhecimento”, disse Maria Eduarda sobre sua participação.

Henrique Cesar também expressou sua satisfação: “Participar do Sepin foi incrível, sem dúvida uma experiência que todo estudante deveria buscar ter, tanto ao desenvolver e apresentar uma pesquisa ou projeto quanto o evento em si, no qual nos encontramos com outros estudantes de outros Campus e podemos fazer amizades. Além do conhecimento que é compartilhado, também participamos de oficinas que são extremamente interessante. No Se²pin aprendi o básico de linguagens de sinais, que despertou muito interesse em mim”.

O VIII Se²pin é o maior evento acadêmico do IFPR. A edição deste ano teve como tema “Educação, Ciência e Tecnologia – Inovação para transformar a realidade”. Saiba mais.