Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional de Ciências (2021) – Campus Curitiba

estudantes

Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional de Ciências (2021)

Estão abertas as inscrições para a participação na edição de 2021 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), competição científica que se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Por meio de uma ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN, a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Além dessas instituições, a Universidade Federal do Piauí – UFPI também atua na organização da Olimpíada, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão.

As provas da ONC tratarão de temas de Biologia, Física, Química, Astronomia e História, com nível adaptado a cada série. Em 2021, as provas da 1ª fase serão realizadas de maneira remota, 100% online, sendo disponibilizadas em endereço eletrônico a ser informado no site da ONC (https://onciencias.org) e no aplicativo que será disponibilizado para download nas lojas de aplicativos (Android e IOS).

No caso específico do Campus Curitiba do IFPR, as provas estarão vinculadas aos seguintes níveis, de acordo com o regulamento:

• Nível C, correspondente a estudantes da 1ª série do Ensino Médio;
  • Nível D, correspondente a estudantes da 2ª série do Ensino Médio;
  • Nível E, correspondente a estudantes da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Técnico;

As inscrições, totalmente gratuitas, serão feitas exclusivamente pelo professor responsável no campus até o dia 04 de agosto próximo. As datas e atividades seguirão a seguinte sequência:

• Período de Inscrições – até 02/08/2020.·
  • Prova da Primeira FASE – 05 e 06 de agosto de 2021 (horário a ser divulgado).
  • Prova da Segunda FASE – 03 de setembro de 2021. Neste ano, a segunda fase pode ocorrer de forma on-line ou presencial, a ser definida em função da situação da pandemia de Covid 19.

A organização da ONC poderá desenvolver outras ações denominadas “Atividades Paralelas” e que serão regulamentadas em edital específico.

Quem desejar fazer a inscrição na ONC deve escrever para o Professor Ezequiel Burkarter no endereço: ezequiel.burkarter@ifpr.edu.br

Ao solicitar sua inscrição, o estudante deverá informar os seguintes dados:

Nome Completo|RG | CPF | Sexo | email | Data de Nascimento | Telefone | Turma

Sua família está incluída no cadastro único de programas sociais?

Os estudantes que guardam o sábado em respeito à sua religião, devem informar esta condição já no ato da sua inscrição, para que a organização possa providenciar estrutura para atendimento à especificidade. Caso não informe, a ONC não disponibilizará esse atendimento na 2ª fase da ONC, que será realizada em um sábado.

Mais informações, regulamento e conteúdo programático, podem ser encontrados em: https://onciencias.org/.

Texto: ONC Campus Curitiba