Observação Astronômica no Campus Curitiba encanta participantes com a beleza do céu noturno – Campus Curitiba

pesquisa

Observação Astronômica no Campus Curitiba encanta participantes com a beleza do céu noturno

Publicado em

Copiado!

Na noite do dia 04 de julho, aconteceu mais uma sessão de observação astronômica no Campus Curitiba. A atividade faz parte de uma sequência de observações, previstas para o período de  junho a agosto, do componente curricular Observação Astronômica do curso de Especialização em Ciências da Natureza: Ensino de Física e Astronomia. 

Segundo os participantes, “a noite estava muito bonita e foi possível observar os planetas Vênus e Marte, as estrelas Arcturus, Alpha e Beta Centauri, Alpha Crucis e Beta Crucis (estrelas principais do Cruzeiro do Sul) e, é claro, a Lua!”. As observações tinham fins didáticos, mas atraíram curiosos e visitantes, todos muito bem-vindos.

Novas observações estão previstas para o mês de agosto. Uma delas está agendada para o dia 05/08/2023 no OACEP – Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná em Campo Magro.

O equipamento utilizado nas observações faz parte do Laboratório de Inovação em Física e Astronomia, coordenado pela professora Jânia Duha.

Veja a seguir, algumas imagens da aula de Observação Astronômica que aconteceu no dia 04 de julho. As fotos foram obtidas no momento da observação com a ajuda de telescópios newtonianos de 150 mm. “O céu ficou mais próximo e a Lua, bela como sempre, revelou-se em todos os seus detalhes para encantar os observadores”, comentou a profa. Jânia Duha.

Topo