Relatório apresenta o perfil dos estudantes que ingressaram no Campus Curitiba em 2020 – Campus Curitiba

estudantes

A Seção de Assuntos Estudantis do Campus Curitiba, com o apoio da Seção Pedagógica e Direção de Ensino, divulgam a análise do perfil dos estudantes ingressantes no Campus Curitiba no ano de 2020.

As vagas ofertadas pelo Campus Curitiba representaram 15,4% do total das vagas que o IFPR ofertou neste Processo Seletivo de 2020, ou seja, um total de 6.417 vagas! Para compreender o perfil dos/as estudantes que iniciaram os estudos em 2020 na instituição, foram analisadas informações de sexo, cor/raça, idade, formas de ingresso (cotas ou ampla concorrência), localização, uso de medicamentos e acompanhamento de saúde dos ingressantes no momento do registro acadêmico.

É um documento denso, inédito e com informações de extrema importância para pensarmos a realidade de nossos/as estudantes numa perspectiva de gestão escolar que seja contextualizada e humanizada. Sem dúvida, cada dado apresentado é um retrato dinâmico da política pública e promove reflexões das mais diversas”, comenta Larissa Mellinger, diretora de Ensino do Campus Curitiba.

Sendo que 80% dessas vagas são reservadas para cotas de inclusão social, a análise do perfil dos ingressantes contribui para verificar como se efetivou a política pública de cotas no ingresso ao ensino público federal, no contexto do nosso campus.

A sistematização desses dados é significativa para compreensão da nossa realidade. Por exemplo, embora nosso processo seletivo destina 20% das vagas para ampla concorrência e 80% para cotas de inclusão, verifica-se que 40% dos/as estudantes entraram por ampla concorrência e 60% por cotas de inclusão. Uma diferença ignorada até então e que o documento revela”, comenta Leandro Araujo, assistente social.

Esse material é de grande importância para o planejamento de estratégias de gestão, ingresso e permanência, acolhimento e processos de ensino e aprendizagem.

Texto: Seção de Assuntos Estudantis, Seção Pedagógica e Direção de Ensino