De inteligência artificial ao universo, cientistas vão até bares para falar sobre suas pesquisas nesta semana – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Pint of Science Curitiba 2019 (Daniel Faria Patire)

Festival internacional de divulgação científica Pint os Science ocorre de 22 a 24 de maio simultaneamente em 26 países para tornar a ciência mais acessível a população.

A ciência está no cotidiano das pessoas nas mais diversas áreas, desde o uso da inteligência artificial nas suas atividades até a cerveja que você bebe no bar. E para tornar a ciência mais acessível à população, nove cientistas vão até três bares de Curitiba de 22 a 24 de maio, segunda a quarta-feira, sempre às 19h30, falar sobre suas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. O evento integra o festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que ocorre simultaneamente em 26 países e em 123 cidades brasileiras. Após três anos, em 2023, o Pint of Science Curitiba volta a ser realizado de forma presencial nos bares da cidade.

Nas três noites, as conversas dos bares Hop’n Roll, Itupava1299 e Quintal do Monge terão os temas depressão e canabidiol, inteligência artificial, universo, rochas plásticas, cidades verdes, ciência e fake news, jogos digitais, finanças e a própria cerveja. A engenheira mecânica e professora Danniella Rosa, do IFPR (Instituto Federal do Paraná), produz e estuda cerveja há cerca de cinco anos e falará sobre a presença feminina na fabricação da cerveja ao longo dos tempos. “Os resultados esperados [da pesquisa dela] são que a cerveja era um produto feito por mulheres e isso foi interrompido na Idade Média junto à caça às bruxas. E tornou-se então algo mais comum nos mosteiros e depois, nos tempos atuais, algo da cultura masculina”, explica.

“Continuamos com a ideia de diversificar ao máximo os temas [do Pint of Science], sempre trazendo assuntos atuais e de interesse da sociedade”, diz o vice-coordenador do Pint of Science Curitiba e professor do Departamento de Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Fabio Marcel Zanetti. Para o físico, o evento mostra que a ciência trabalha a serviço da sociedade através dos temas abordados. “Também mostramos à sociedade que quem faz ciência são pessoas como quaisquer outras. Além disso, o Pint faz um ‘curto-circuitar’ do acesso à informação, fazendo os pesquisadores explicarem suas pesquisas e dando a oportunidade para a sociedade tirar suas dúvidas direto com eles”.

Também físico, o coordenador do Pint of Science Curitiba, Ricardo Canute Kamikawachi, professor do Departamento Acadêmico de Física da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), reforça que o evento faz a ponte entre a ciência e a sociedade de uma forma acessível. “Um dos principais objetivos da ciência é compreender o mundo e desta forma permitir ações transformadoras que melhorem a qualidade de vida da sociedade, que é a fomentadora da ciência. Com este retorno [do Pint of Science] esperamos consolidar o evento no calendário de Curitiba e também estamos planejando outras iniciativas de mesma natureza para o segundo semestre”.

Para quem abre as portas do próprio bar, o diálogo próximo e informal entre cientistas e população no ambiente descontraído do bar também gera empolgação e boas expectativas. “Quem não gosta de uma boa cerveja acompanhada de muito conhecimento?”, pergunta Michel Gustavo Silva Galvão, proprietário do Hop’n Roll, que sedia o Pint of Science desde a primeira edição em Curitiba, em 2017. “Quando mudamos o ambiente da sala de aula para qualquer outro, com certeza o aprendizado se torna mais atrativo. Agora mudando para um bar, ele se torna além de atrativo muito mais prazeroso”, acrescenta.

Itupava1299 e Quintal do Monge recebem o evento pela primeira vez neste ano. “Misturar os públicos e aproximar os cientistas, que parecem estar numa redoma tão distante, da população trazendo conhecimento numa linguagem mais coloquial para as pessoas entenderem é muito legal e louvável. Pretendemos participar sempre daqui pra frente”, diz Sergio Apter, gerente do Quintal do Monge.

Cientistas vão até a Rua XV nesta sexta

Além de irem e levarem cientistas aos bares de Curitiba na próxima semana durante o festival internacional de divulgação científica Pint of Science, pesquisadores que participam da organização do evento vão até a Rua XV de Novembro nas proximidades da Estação Tubo Central na capital nesta sexta-feira (19), a partir do meio-dia. Os cientistas de diferentes áreas do conhecimento vão conversar com a população sobre o evento e ouvir sugestões de temas para próximas edições. A ação busca convidar as pessoas a conhecerem e participarem do Pint of Science e estabelecer uma aproximação entre ciência e sociedade também durante a divulgação do evento.

Pint of Science Curitiba 2023

De 22 a 24 de maio, segunda a quarta-feira, sempre às 19h30

Nos bares Hop’n Roll (Rua Mateus Leme, 1098 – Bom Retiro); Itupava1299 (Rua Itupava, 1299 – Hugo Lange); Quintal do Monge (Rua Dr. Claudino dos Santos, 24 – São Francisco)
Entrada gratuita para as palestras, com pagamento apenas do que consumir nos estabelecimentos