Edital de Robótica contempla 24 campi do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Edital de Robótica contempla 24 campi do IFPR

O resultado final do Edital nº 14/2016, de apoio à robótica no IFPR, foi divulgado na última sexta-feira (7). A iniciativa da Proepi objetivava a seleção de projetos para a aquisição de materiais de consumo, de bens permanentes e serviços para o desenvolvimento dessa atividade e contemplou os 24 campi inscritos.

O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Marcelo Estevam, comemora o resultado, principalmente pelo fator interdisciplinar e integrador da robótica: “A robótica é um projeto de extensão tecnológica que está ligada não só ao aluno ou ao servidor da área de tecnologia, mas de outras áreas também, tem, por exemplo, professor de artes que orienta equipe. Além disso, a robótica é uma ação que envolve equipe, didática, integra os alunos, pois eles entram em contato com outros discentes para trocar informações e experiências”.

O edital foi pensado em três fases objetivando dividir os recursos para atender os campi novos e incentivar que eles compitam de forma igual aos mais avançados. “Precisamos nos fortalecer internamente e treinar esses alunos para olimpíadas nacionais e até para levá-los para fora do país”, comenta o docente.

Os valores foram distribuídos da seguinte forma: os campi mais antigos como Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina, Paranavaí, Palmas, Paranaguá, Telêmaco Borba e Umuarama receberão R$ 2.000,00; os intermediários, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Irati e Ivaiporã, R$ 4.000,00; e os mais recentes e avançados R$ 8.000,00, são eles: Capanema, Colombo, Jaguariaíva, Pinhais, Pitanga, União da Vitória/Astorga, Barracão, Coronel Vivida, Goioerê e Quedas do Iguaçu.

O interesse que a robótica está despertando entre os servidores e discentes do IFPR está ligado a expansão dessa atividade no Instituto. As etapas internas deste ano movimentaram diversos campi.

A edição estadual aconteceu em Irati, e contou com a modalidade “Seguidor de Linha”, adicionadas à competição para incluir estudantes dos cursos superiores do IFPR, além claro da tradicional modalidade “Resgate”, voltada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Já na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o IFPR teve um desempenho inspirador: as equipes do Instituto conquistaram todas as vagas para a fase nacional destinadas a alunos do Ensino Médio. No nível 2, modalidade prática, entre instituições públicas e privadas, a equipe com a melhor pontuação foi a Hakuna Matata, do Campus Curitiba; a segunda foi a Tibbers, do Campus Irati; e a terceira IP Config, do Campus Cascavel. As três representarão o estado na fase nacional da OBR, que será realizada em Recife (PE) entre os dias 09 e 12 de outubro.

Mais informações sobre o Edital nº 14/2016 podem ser encontradas na página de editais da Proepi.