IFPR se destaca na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – Instituto Federal do Paraná

IFPR se destaca na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Os estudantes do IFPR foram destaque da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Curitiba nos dias 02 e 03 de setembro. Equipes do Instituto conquistaram todas as vagas para a fase nacional destinadas a alunos do Ensino Médio. No nível 2, modalidade prática, entre instituições públicas e privadas, a equipe com a melhor pontuação é do Campus Curitiba e se chama Hakuna Matata. A segunda colocada é a Tibbers, do Campus Irati e a terceira é a IP Config, do Campus Cascavel. As três representarão o estado na fase nacional da OBR, que será realizada em Recife (PE) entre os dias 09 e 12 de outubro.

Das dez equipes com melhor pontuação no Paraná, oito são do IFPR. Além das três classificações, que representam a totalidade das vagas disponíveis para o Paraná no nível 2, o IFPR ainda levou o prêmio de “Melhor Escola Pública”, com a equipe Baymax, do Campus Umuarama, que ficou com o quarto lugar geral no nível 2, e “Inovação”, concedido à IFPR Empire, do Campus Londrina, também no nível 2. De acordo com o representante estadual da OBR, professor Marcos Laureano, docente do Campus Curitiba do IFPR, as equipes classificadas para a fase nacional não concorrem a esses prêmios extras, concedidos às equipes com bom desempenho que ficaram de fora da faixa de classificação para a etapa nacional.

Participaram, efetivamente, do nível 2 da etapa estadual um total de 48 escolas, públicas e privadas, de diferentes cidades e regiões do Paraná.

“Neste ano, cerca de 150 equipes se inscreveram, mas, infelizmente, devido a dificuldades financeiras, algumas não puderam participar, mas, mesmo assim, tivemos uma competição equilibrada e de alto nível”, conta o docente.

Nível 1
Para o nível 1, voltado a alunos do Ensino Fundamental, havia apenas uma vaga em disputa para a etapa nacional. A equipe classificada foi a “Conectados”, formada por dez estudantes da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva e apoiada por um projeto de Extensão do Campus Curitiba do IFPR. Recentemente, a Conectados conquistou o prêmio Gracious Profissionalism, durante a etapa nacional do “Torneio de Robótica First Lego League” (FLL), promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em Brasília. Participaram do nível 1 um total de 16 equipes de diferentes escolas e cidades do Paraná.

Hakuna Matata
A equipe Hakuna Matata tem um diferencial com relação às demais participantes da etapa estadual da OBR: ela foi a única composta exclusivamente por meninas. As quatro integrantes são do primeiro ano do curso técnico de Mecânica integrado ao Ensino Médio. Uma delas ingressou no IFPR neste ano e as outras três mudaram de curso justamente por conta da Robótica. Duas eram do técnico em Contabilidade e a quarta era de Informática.

Maiara da Silva Santos, a programadora do time, conta que depois que teve contato com os robôs passou a ver as coisas de outra maneira: “Hoje a Robótica representa um hobby para mim, mas encaro como um trabalho também, até mesmo porque ganho bolsa de extensão e dedico boa parte do meu tempo a essa atividade”.

O objetivo da equipe, na etapa nacional, é disputar uma vaga na Olimpíada Internacional de Robótica, que será realizada no Japão, no ano que vem. “No ano passado, quando não tínhamos muita experiência, conseguimos a oitava colocação, e neste ano estamos mais preparadas que antes, por isso acredito que temos chance de representar o Brasil no exterior”, afirma.

O orientador da equipe, professor Márlon de Oliveira Vaz, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR, avalia que elas têm chance de ficar, pelo menos, entre as oito primeiras colocações. “Neste ano elas ganharam todas as competições das quais participaram e a expectativa é muito boa, mas, para isso, elas precisam se preparar e corrigir algumas coisas que elas mesmas já identificaram”, afirma.

Modalidades e níveis
A OBR é organizada em duas modalidades, uma teórica e outra prática, e dois níveis, um para estudantes de Ensino Fundamental (nível 1) e outro para os de Ensino Médio (nível 2). De acordo com o regulamento da competição, também podem participar das competições no nível 2 estudantes de cursos técnicos ou equivalente e alunos matriculados em cursinho pré-vestibular, desde que ainda não tenham sido aceitos em qualquer curso superior.

Diferencial
Realizada no ginásio do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (SEPT-UFPR), neste ano a etapa estadual da OBR foi desenvolvida de forma conjunta ao II Salão de Robótica do Paraná e paralelamente a outras competições, demonstrações, workshops e palestras sobre o tema.

Preparação institucional
O IFPR organiza, internamente, uma olimpíada própria de Robótica, que possui uma fase local e uma estadual. Em 2016, a III Olimpíada IFPR de Robótica, viabilizada pelo edital 07/2016 – Proepi, movimentou 17 campi.

Entre os seus objetivos, essa política tem o objetivo de preparar os estudantes do IFPR para outras competições de robótica, como a OBR, por exemplo, além de estimular a criatividade e o interesse pela área e expor à comunidade interna e externa o resultado dos projetos do Instituto voltados ao desenvolvimento de protótipos.

Resultado e classificação geral da OBR/Paraná

Resultado da Etapa Estadual da OBR/Paraná – Nível 2

Resultado da Etapa Estadual OBR/Paraná – Nível 1