Publicado em
Os estudantes do IFPR foram destaque da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Curitiba nos dias 02 e 03 de setembro. Equipes do Instituto conquistaram todas as vagas para a fase nacional destinadas a alunos do Ensino Médio. No nível 2, modalidade prática, entre instituições públicas e privadas, a equipe com a melhor pontuação é do Campus Curitiba e se chama Hakuna Matata. A segunda colocada é a Tibbers, do Campus Irati e a terceira é a IP Config, do Campus Cascavel. As três representarão o estado na fase nacional da OBR, que será realizada em Recife (PE) entre os dias 09 e 12 de outubro.
Das dez equipes com melhor pontuação no Paraná, oito são do IFPR. Além das três classificações, que representam a totalidade das vagas disponíveis para o Paraná no nível 2, o IFPR ainda levou o prêmio de “Melhor Escola Pública”, com a equipe Baymax, do Campus Umuarama, que ficou com o quarto lugar geral no nível 2, e “Inovação”, concedido à IFPR Empire, do Campus Londrina, também no nível 2. De acordo com o representante estadual da OBR, professor Marcos Laureano, docente do Campus Curitiba do IFPR, as equipes classificadas para a fase nacional não concorrem a esses prêmios extras, concedidos às equipes com bom desempenho que ficaram de fora da faixa de classificação para a etapa nacional.
Participaram, efetivamente, do nível 2 da etapa estadual um total de 48 escolas, públicas e privadas, de diferentes cidades e regiões do Paraná.
“Neste ano, cerca de 150 equipes se inscreveram, mas, infelizmente, devido a dificuldades financeiras, algumas não puderam participar, mas, mesmo assim, tivemos uma competição equilibrada e de alto nível”, conta o docente.
Nível 1
Para o nível 1, voltado a alunos do Ensino Fundamental, havia apenas uma vaga em disputa para a etapa nacional. A equipe classificada foi a “Conectados”, formada por dez estudantes da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva e apoiada por um projeto de Extensão do Campus Curitiba do IFPR. Recentemente, a Conectados conquistou o prêmio Gracious Profissionalism, durante a etapa nacional do “Torneio de Robótica First Lego League” (FLL), promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em Brasília. Participaram do nível 1 um total de 16 equipes de diferentes escolas e cidades do Paraná.
Hakuna Matata
A equipe Hakuna Matata tem um diferencial com relação às demais participantes da etapa estadual da OBR: ela foi a única composta exclusivamente por meninas. As quatro integrantes são do primeiro ano do curso técnico de Mecânica integrado ao Ensino Médio. Uma delas ingressou no IFPR neste ano e as outras três mudaram de curso justamente por conta da Robótica. Duas eram do técnico em Contabilidade e a quarta era de Informática.
Maiara da Silva Santos, a programadora do time, conta que depois que teve contato com os robôs passou a ver as coisas de outra maneira: “Hoje a Robótica representa um hobby para mim, mas encaro como um trabalho também, até mesmo porque ganho bolsa de extensão e dedico boa parte do meu tempo a essa atividade”.
O objetivo da equipe, na etapa nacional, é disputar uma vaga na Olimpíada Internacional de Robótica, que será realizada no Japão, no ano que vem. “No ano passado, quando não tínhamos muita experiência, conseguimos a oitava colocação, e neste ano estamos mais preparadas que antes, por isso acredito que temos chance de representar o Brasil no exterior”, afirma.
O orientador da equipe, professor Márlon de Oliveira Vaz, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR, avalia que elas têm chance de ficar, pelo menos, entre as oito primeiras colocações. “Neste ano elas ganharam todas as competições das quais participaram e a expectativa é muito boa, mas, para isso, elas precisam se preparar e corrigir algumas coisas que elas mesmas já identificaram”, afirma.
Modalidades e níveis
A OBR é organizada em duas modalidades, uma teórica e outra prática, e dois níveis, um para estudantes de Ensino Fundamental (nível 1) e outro para os de Ensino Médio (nível 2). De acordo com o regulamento da competição, também podem participar das competições no nível 2 estudantes de cursos técnicos ou equivalente e alunos matriculados em cursinho pré-vestibular, desde que ainda não tenham sido aceitos em qualquer curso superior.
Diferencial
Realizada no ginásio do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (SEPT-UFPR), neste ano a etapa estadual da OBR foi desenvolvida de forma conjunta ao II Salão de Robótica do Paraná e paralelamente a outras competições, demonstrações, workshops e palestras sobre o tema.
Preparação institucional
O IFPR organiza, internamente, uma olimpíada própria de Robótica, que possui uma fase local e uma estadual. Em 2016, a III Olimpíada IFPR de Robótica, viabilizada pelo edital 07/2016 – Proepi, movimentou 17 campi.
Entre os seus objetivos, essa política tem o objetivo de preparar os estudantes do IFPR para outras competições de robótica, como a OBR, por exemplo, além de estimular a criatividade e o interesse pela área e expor à comunidade interna e externa o resultado dos projetos do Instituto voltados ao desenvolvimento de protótipos.
Leia mais
Resultado e classificação geral da OBR/Paraná
Resultado da Etapa Estadual da OBR/Paraná – Nível 2
Resultado da Etapa Estadual OBR/Paraná – Nível 1