Estão abertas as inscrições para o Festival de Arte e Cultura – Instituto Federal do Paraná

Estão abertas as inscrições para o Festival de Arte e Cultura

Alunos e servidores do Instituto Federal do Paraná que desejam participar do Festival de Arte e Cultura da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm até o dia 20 de agosto para realizar as inscrições. O evento será realizado de 24 a 28 de novembro em Brasília. Os interessados podem participar nas seguintes categorias: artes visuais; audiovisual; dança; diálogos culturais; fotografia; música e teatro.

O regulamento geral está disponível aqui e os regulamentos para cada uma das categorias, aqui.

O evento marca o encerramento das comemorações do centenário da Rede, compreendida hoje por mais de 300 escolas. Segundo o professor de Artes do Campus Curitiba, Luis Bourscheidt, coordenador de ações culturais do IFPR e representante do Instituto na comissão organizadora nacional, todos os IF’s estão se articulando para enviar para a etapa nacional do Festival os trabalhos mais relevantes. “Esta é uma  oportunidade de fomentarmos a produção artística e cultural em todas as regiões que possuem unidades do IFPR”, afirma. “Também queremos promover a integração entre os campi e também entre os alunos e professores”, diz.

Para a professora do Ensino Médio e de Produção Cultural e Design do Campus Curitiba, Ísis Moura tavares, que preside a comissão julgadora dos trabalhos do IFPR, o Festival é um ponta-pé inicial para o surgimento de novos grupos e artistas: “Ainda estamos engatinhando na área de produção cultural, por isso reforçamos o convite para que os alunos se mobilizem e nos enviem seus trabalhos; a idéia, no futuro, é fortalecermos a produção cultural no IFPR e realizarmos novas ações como esta”, conta. “O importante, é que os alunos e a comunidade participem, montem apresentações de teatro, dança, exponham suas idéias, músicas, fotografias, porque muitos talentos  estão, de certa forma, escondidos, e merecem ser conhecidos”, afirma.

Os trabalhos selecionados têm até o dia 30 para serem enviados a Brasília, onde passarão por uma segunda seleção. “Um dos critérios do Festival é a garantia de que todas as instituições da Rede  sejam contempladas com trabalhos, com preferência para os trabalhos de alunos, o que deve assegurar uma ampla diversidade cultural, uma vez que haverá mostras, exposições e apresentações de todos os lugares do país”, conta o professor Luis Bourscheidt.

Inscrições
Os alunos e servidores do IFPR interessados devem enviar cópias dos trabalhos pelos Correios para o Campus Curitiba, responsável pelo processo de seleção. O endereço é Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas – CEP 81.520-260).
Mais informações pelo telefone (41) 9905-9486 (Ísis Tavares) ou pelo email isis.tavares@ifpr.edu.br