Estudantes do IFPR ganham medalhas na Olimpíada Paranaense de Química – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do IFPR ganham medalhas na Olimpíada Paranaense de Química

No mês de dezembro, foram realizadas cerimônias de premiação da Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ).
Estudantes de diferentes campi do IFPR receberam medalhas na competição, promovida pela UTFPR.

O Campus Foz do Iguaçu participou da competição, neste ano, com vinte estudantes, sendo que dois deles se destacaram, obtendo medalha de bronze: Rhuan Gustavo de Sousa e Bruno Braz. Rhuan, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Edificações, competiu na Modalidade A (para primeiro e/ou segundo ano do Ensino Médio), classificando-se entre os melhores da região oeste do Paraná em sua primeira participação; já Bruno, do 3º
ano do mesmo curso, competiu na Modalidade B (para terceiro e/ou quarto ano do Ensino Médio), classificando-se em 24º entre os milhares de participantes, o que lhe permitiu avançar para a Fase III.

O aluno Guilherme Barbosa, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Londrina, foi premiado com medalha de bronze em solenidade promovida pela UTFPR no dia 16 de dezembro. A premiação ocorreu devido ao desempenho do discente na segunda fase da olimpíada, classificando-se entre os melhores alunos de Londrina e região e sendo o único representante de escola pública a ocupar as melhores colocações.

No Campus Paranaguá, por sua vez, a aluna Valentina de Araujo, do Curso Técnico em Mecânica, classificou-se na Fase II da olimpíada entre os 25 melhores alunos de Curitiba e região metropolitana e recebeu, no dia 04 de dezembro, Diploma de Menção Honrosa, no Auditório da UTFPR em Curitiba. O Campus Paranaguá, sob a coordenação do professor Sergio dos Mártires, havia realizado, no dia 29 de abril deste ano, a I Fase da XV Olímpiada Paranaense de Química, da qual participaram 80 alunos do Ensino Médio, 25 deles classificados para a etapa seguinte.

Sobre a OPRQ

A Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ) é um evento promovido e realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apoiado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). Ocorre anualmente e é integrante da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).O evento é dirigido a estudantes de Química do Ensino Médio de todas as escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Paraná, ensejando a oportunidade para que jovens talentos na área possam mostrar seus conhecimentos e seu potencial científico.

A OPRQ consiste em duas fases, I e II, que são as etapas iniciais da OBQ. A Fase I é realizada no âmbito de cada escola de ensino médio, visando à escolha de, no máximo, 25 alunos. A Fase II é realizada com provas escritas aplicadas simultaneamente nos campi da UTFPR, com critérios, conteúdos, data e horário estabelecidos pela Coordenadoria Estadual. Nessa fase, são selecionados em todo o estado do Paraná 50 estudantes, 25 na Modalidade A (referente ao primeiro e/ou segundo ano do Ensino Médio), e 25 na Modalidade B (do terceiro e/ou quarto ano do Ensino Médio).

Os alunos selecionados na Fase II da OPRQ poderão participar da Fase III OBQ, promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e realizada anualmente pela Fundação Cearense de Apoio à Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Os discentes mais bem classificados nos exames da Fase III poderão classificar-se para a Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ) e, na sequência, da Olimpíada Internacional de Química (IChO), realizadas em países diferentes a cada ano.

A COM quer saber!
Seu campus também foi premiado e não foi mencionado? Conte para nós no e-mail comunicacao@ifpr.edu.br, para que possamos atualizar a matéria!]]>