Fórum Mundial de EPT é oficialmente lançado em Florianópolis – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Fórum Mundial de EPT é oficialmente lançado em Florianópolis

Publicado em

Copiado!

Cerca de 300 pessoas participaram nesta terça-feira (29) da cerimônia de lançamento do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica no Centrosul em Florianópolis. Entre os presentes, estavam integrantes do Comitê Organizador, reitores e diretores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além de diversas autoridades.

O secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco, realizou a inscrição número um do evento que será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012 na capital catarinense.

Para o coordenador-geral do II Fórum e reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Jesué Graciliano da Silva, organizar o evento é um grande desafio. “É uma honra sediarmos esse fórum que será um marco na nossa história!”, disse. O coordenador destacou a importância de que todos se engajem no movimento. “O Fórum Mundial é o espaço adequado para debatermos a educação profissional e tecnológica, por isso conclamamos a todos que ajudem na organização e na mobilização deste grande evento”, pediu.

O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, lembrou o fato do Fórum ser realizado num momento em que o Brasil vive uma expansão da oferta da educação profissional e tecnológica. “O Fórum é um grande momento em que chamamos o mundo para aprendermos com as experiências de outros países, mas em que também poderemos ensinar com nossa criatividade e ousadia, mostrando nossos próprios modelos educacionais”, afirmou.

Foi do secretário do MEC a missão de efetuar a primeira inscrição como participante do evento e abrir oficialmente o II Fórum. As inscrição são gratuitas, abertas a todos os interessados e devem ser feitas apenas pela internet no site www.forumedutec.org.

Atrações
O lançamento contou com atrações culturais de Florianópolis. O Quarteto de Cordas da Camerata Florianópolis e a Cia Grito encantaram o público presente apresentando músicas clássicas e populares. As apresentações estão disponíveis no canal do Fórum no Youtube.

Na cerimônia, foram lançados também dois livros sobre o tema Educação Profissional e Tecnológica. A obra “Institutos Federais – Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica”  é de especialistas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Organizado pelo secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, o livro reúne ensaios redigidos pelos especialistas Alexandre Vidor, Caetana Rezende, Eliezer Pacheco e Luiz Caldas.

Já a segunda publicação – “Política Pública para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil” – tem como autores o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Ricardo Gomes de Lima, além das pesquisadoras do Instituto Federal do Ceará, Elenilce Gomes de Oliveira e Antonia de Abreu Sousa. O livro aborda os vários programas e planos dirigidos para a educação profissional e tecnológica, no Brasil, pelo Poder Público executivo, no âmbito do Ministério da Educação, durante o período de 2003 a 2010.

Confira fotos do lançamento no Facebook do Fórum.

Informações: IFSC

Topo