IFPR e ITEC (Argentina) realizam intercâmbio gastronômico – Campus Foz do Iguaçu

internacionalização

IFPR e ITEC (Argentina) realizam intercâmbio gastronômico

Na última terça-feira (08), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu e o Instituto Tecnológico Iguazú (ITEC) promoveram um delicioso intercâmbio cultural e gastronômico. Na oportunidade, os professores Luana Pierre e Frederico Cid, do curso de Gastronomia do IFPR, ministraram uma aula especial para os alunos do curso “Cocinero Profesional” nas dependências do ITEC, em Puerto Iguazu, na Argentina.

A iniciativa integra o Projeto de Internacionalização estabelecido pelo acordo de cooperação técnica assinado entre as duas instituições, cujo objetivo é promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre professores e alunos.

Os professores apresentaram modos de preparo de receitas tradicionais brasileiras, como moqueca capixaba, caipirinha e pão-de-queijo. A interação foi enriquecedora, trazendo novos olhares e sabores para ambos os lados.

Para a professora Luana a ida até o ITEC foi uma experiência incrível. “Nossos anfitriões foram muito acolhedores e demonstraram interesse em tudo o que tínhamos para ensinar. Eles ficaram encantados com os patrimônios alimentares brasileiros que levamos para apresentar. O queijo canastra, a panela de Goiabeiras e a cachaça. Foi uma experiência sem igual, por mais intercâmbios como esse”, contou a professora.

De acordo com a representante da Internacionalização pelo IFPR Foz, professora Patrícia Ramos, a iniciativa corrobora a importância de se promover atividades acadêmicas e culturais envolvendo instituições de diferentes países, especialmente os da Fronteira. “Essa experiência nos provoca a refletir sobre a importância de internacionalizar, ultrapassando não apenas fronteiras físicas, mas também linguísticas e culturais. Aprender com essas trocas fortalece o conhecimento e amplia nossas perspectivas”, acredita.