IFPR Foz abre inscrições para ingresso de estudantes argentinos e paraguaios em cursos gratuitos – Campus Foz do Iguaçu

Processo Seletivo

IFPR Foz abre inscrições para ingresso de estudantes argentinos e paraguaios em cursos gratuitos

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu publicou dois editais voltados a selecionar estudantes da Argentina e do Paraguai para estudarem nos cursos gratuitos de Tecnologia em Gastronomia (4 vagas); Engenharia de Aquicultura (4 vagas); ou no curso Técnico em Gastronomia (4 vagas). As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado estão abertas até 24/11 e podem ser feitas via formulário eletrônico.

Os cursos são gratuitos e ofertados presencialmente, no Campus Foz do Iguaçu do IFPR, localizado na Avenida Araucária, 780, Vila A, Foz do Iguaçu. A seleção será por sorteio a ser realizado no dia 30 de novembro, sem prova escrita ou outra forma de avaliação de conhecimentos.

Quer saber mais sobre o Processo Seletivo? Para os cursos de graduação de Tecnologia em Gastronomia ou de Engenharia de Aquicultura, acesse o Edital DG/FOZ/IFPR nº 131/2023. Para o curso Técnico em Gastronomia, acesse o Edital DG/FOZ/IFPR nº 132/2023.

Informações pelo e-mail secretaria.foz@ifpr.edu.br ou pelo telefone (45) 3422-5310.

Sobre os cursos

Tecnologia em Gastronomia – O curso tem duração de 02 anos e é ofertado de manhã. Ele contempla atividades práticas, teóricas e ambientação profissional como estágio e visitas técnicas.

O profissional formado terá a titulação de Tecnólogo em Gastronomia, e terá competências e habilidades para produzir, servir, planejar, empreender e gerir negócios na área de alimentos e bebidas com inovação e responsabilidade socioambiental.

No curso, são abordados temas como habilidades de cozinha profissional, habilidades de panificação e confeitaria, gestão gastronômica, segurança do alimento e alimentar, cozinhas clássicas, bebidas e eventos gastronômicos, entre outros.

Engenharia de Aquicultura – O curso tem duração de cinco anos e é ofertado à noite. O Engenheiro de Aquicultura é um profissional de nível superior, com formação em manejo e boas práticas de cultivo de organismos aquáticos, podendo atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Ao final do curso, o profissional estará apto a:

  • Elaborar projetos técnicos e de execução de atividades aquícolas em nível empresarial e/ou familiar, seja em instituições públicas ou privadas, com capacidade empreendedora;
  • Planejar e elaborar projetos de produção de organismos aquáticos em geral;
  • Estudar as características biológicas, o habitat e as principais necessidades do organismo que serão produzidos;
  • Gerenciar a cadeia produtiva da aquicultura; Formulação e fabricação de rações para organismos aquáticos;
  • Análisar as características químicas, físicas e microbiológicas da água e produtos e subprodutos;
  • Atuar na tecnologia do pescado (processamento de organismos aquáticos produzidos) e seus subprodutos;

Técnico em Gastronomia – O Técnico em Gastronomia tem duração de um ano e é ofertado à tarde. Ao final do curso, o profissional estará apto a:

• Coordenar a organização e a preparação do ambiente de trabalho da cozinha;
• Monitorar o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque;
• Supervisionar o pré-preparo e a aplicação de técnicas de corte e cocção em alimentos;
• Preparar e finalizar produções gastronômicas;
• Produzir e executar fichas técnicas operacionais para produções gastronômicas;
• Colaborar com a elaboração e a revisão de cardápios;
• Intermediar as relações entre as equipes de cozinha, salão e bar, além de auxiliar na coordenação da equipe de cozinha.

Topo