Projeto da área de Engenharia de Aquicultura é contemplado com recursos do Programa Acelera Foz – Campus Foz do Iguaçu

Aquicultura

Projeto desenvolvido pelo IFPR – Campus Foz do Iguaçu em parceria com a empresa Pesque e Pague Triângulo LTDA , foi selecionado para participar da 2ª edição do Programa Integração Universidade e Empresa

O projeto “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) Aplicado a Boas Práticas de Manejo Sanitário em Sistema de Pesque e Pague”, desenvolvido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu em parceria com a empresa Pesque e Pague Triângulo LTDA., foi selecionado para participar da 2ª edição do Programa Integração Universidade e Empresa.

Coordenado pelo professor Arcângelo Signor, o projeto busca desenvolver soluções inovadoras para promover o uso racional da matéria-prima e estratégias eficientes de gerenciamento dos resíduos sólidos gerados a partir do beneficiamento e comercialização dos pescados, de modo a reduzir os impactos ambientais causados.

O programa contemplará três acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura, os quais receberão uma bolsa no valor de R$800,00, por nove meses. Os futuros engenheiros: Karine Nascimento da Silva; Jackeline Beatriz Villarreal Chamorro; e Pedro Renan Cardoso Meireles serão orientados pelo professor Arcângelo e desenvolverão trabalhos de campo na própria empresa e pesquisas nos laboratórios de Aquicultura do IFPR.

“A parceria Universidade/Empresa proporcionará a oportunidade de oferecer orientações e suporte técnico para que a empresa possa expandir sua produção, a partir de boas práticas de manejo sanitário, oferecendo um pescado de qualidade e com o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade tanto econômica quanto ambiental em sua comercialização”, explica o professor Arcângelo.

Arcângelo Signor, coordenador

O edital, lançado pelo Sebrae, Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional é uma das iniciativas do Programa Acelera FOZ, que busca trazer inovação e aumentar a competitividade de micro, pequenas em médias empresas da cidade, em parceria com estudantes e instituições de ensino superior. Esta é a segunda vez que o IFPR é contemplado com recursos para contratação de estudantes bolsistas.