Sistema desenvolvido por técnico do IFPR Foz obtém Certificado Nacional de Registro de Programa de Computador do INPI – Campus Foz do Iguaçu

inovação

Sistema desenvolvido por técnico do IFPR Foz obtém Certificado Nacional de Registro de Programa de Computador do INPI

Publicado em

Copiado!
Pelo seu baixo custo e alta eficiência, o Sistema de Automação da Aquaponia tem capacidade para ser reaplicado em diferentes escalas e pode incrementar a renda e a produção da agricultura familiar e da agroindústria

O desenvolvimento de um protótipo de automação com diferentes tipos de sensores para sistemas de aquaponia resultou na obtenção do Certificado Nacional de Registro de Programa de Computador pelo desenvolvedor do projeto, o técnico do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Charles Busarello. Intitulado “SAA – Sistema de Automação de Aquaponia”, o trabalho busca dar soluções inovadoras e sustentáveis para pequenos e grandes produtores de pescados e hortaliças.

Os estudos para o desenvolvimento do sistema tiveram início em 2019, no programa de Mestrado da UTFPR – Campus Medianeira, sob orientação da Profa. Dra. Saraspathy Naidoo. Ao longo deste período, Busarello entrou em contato com associações responsáveis pelos produtores da agricultura familiar e criadores de pescados da região Oeste do Paraná, de modo a conhecer suas realidades socioeconômicas, conhecimento sobre tecnologias e suas necessidades técnicas. Após o diagnóstico, foi desenvolvido um sistema que atendia aos interesses destes agentes de forma inovadora e sustentável.

Inovação

O sistema de automação criado focou na aquaponia, ou seja, modalidade de cultivo que envolve a integração entre a piscicultura e a hidroponia em sistemas de recirculação de água e nutrientes, com total aproveitamento da água.

Com o desenvolvimento do software, foi a vez de testá-lo em pequena escala no IFPR – Campus Foz do Iguaçu, que já conta com o curso de Engenharia de Aquicultura. Como resultado, verificou-se um aumento da qualidade e quantidade dos peixes e verduras. Para se ter uma ideia, a produção de um pé de alface em solo gira em torno de 50 dias, já com o sistema de automação na aquaponia, a verdura levou 35 dias. Com relação às tilápias, elas obtiveram um aumento de biomassa considerável em relação ao cultivo tradicional.

O projeto criado é inovador por tornar a produção simultânea de pescados e hortaliças altamente eficiente, dentro de um sistema em que todas as variáveis podem ser controladas, gerando um ambiente ideal de temperatura, pH, alimentação, oxigenação e outros parâmetros.

“Pelo seu baixo custo e alta eficiência, o Sistema de Automação da Aquaponia tem capacidade para ser reaplicado em diferentes escalas e pode incrementar a renda e a produção dos atores sociais da agricultura familiar e agroindústria”

Charles Busarello

Sobre o Registro de Programa de Computador

O Registro de Programa de Computador, emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, tem a validade de 50 anos e é a forma de garantir a propriedade intelectual do autor do projeto e obter a segurança jurídica necessária de modo a proteger o ativo de negócio.

Com o Registro, o autor consegue defender todos os seus direitos contra as ações de terceiros, tais como: cópias sem autorização; uso indevido; pirataria; apropriação e alteração sem autorização.

No caso do SAA, o certificado foi emitido em nome do autor do projeto, Charles Busarello, e de seus orientadores e colaboradores: Prof.a Saraspathy Naidoo Terroso Gama de Mendonca (UTFPR), prof. Bruno Estevão de Souza (IFPR), e Prof. William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonca Brandao. (UTFPR).

Como funciona a aquaponia?

A aquaponia trabalha para resolver um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia. Em tanques próprios, há a criação de peixes, no caso, tilápias. Interligado a esses tanques, há as hortaliças do sistema hidropônico. A água com os excrementos produzidos pelos peixes passa por um filtro biológico, e os resíduos ricos em nutrientes são decantados. Em seguida, a água é levada por meio de bombeamento até as plantas que, por sua vez, filtrarão absorvendo esses nutrientes e a água retorna limpa para os peixes. Basta alimentar os peixes que o ciclo se renova.

Topo