Gestores do IFPR participam de capacitação ligada à gestão de pessoas – Instituto Federal do Paraná

Gestores do IFPR participam de capacitação ligada à gestão de pessoas

Entre os dias 15 e 17 de março, os gestores do IFPR estiveram em Curitiba para o curso “Gestão de Pessoas na Administração Pública”, realizado na Escola Superior de Administração Fazendária. O cronograma acompanhou a reunião do Colégio de Dirigentes , que aconteceu na última terça-feira.

O curso “Gestão de Pessoas na Administração Pública” teve como objetivo capacitar os dirigentes para a gestão de pessoas na administração pública, considerando a gestão estratégica, de modo que eles estejam habilitados a conduzir eficazmente suas equipes e engajá-las no cumprimento da missão institucional.

A iniciativa foi da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, que destacou a importância deste momento: “Falarmos deste assunto é extremamente relevante, pois os gestores possuem uma interdependência com os servidores, há uma sinergia para atingirmos os objetivos institucionais. O gestor vai passar, mas a sensação que causamos nas pessoas, não, e o curso focou muito nisso: promover a autoestima, a valorização e a busca por aperfeiçoamento”, coloca Eliane Mesquita, Pró-Reitora da área. Eliane ressalta que o curso vai de encontro com o Levantamento de Necessidades de Capacitação, realizado no início do ano

Ana Radis, Diretora-Geral do Campus Irati, coloca o papel do gestor de fazer as pessoas se sentirem bem na instituição. “Acredito muito que o papel do Diretor é o de gerir e dar condições para diálogo e fazer os projetos realmente acontecerem. O curso nos mostrou que o gestor deve se abrir, dialogar, saber ouvir, ter a percepção do todo e do que esta acontecendo em sua volta”, comenta Ana.

Vicente Sandeski, recém nomeado Diretor-Geral do Campus Pitanga, falou de como foi este momento: “Foi muito importante, principalmente por termos a chance de parar o modo automático de vez em quando, de nos atualizarmos. No campus pretendo implementar algumas ações e orientações, por exemplo como fazer feedback. As relações humanas são o que temos de melhor numa instituição”.

Evandro Leonardi, Diretor do Campus Avançado Coronel Vivida ressalta a pertinência do curso considerando que a gestão pública pede uma relação direta das pessoas envolvidas nos processos, “as estratégias de levar isso pra unidade se efetivam numa programação de uma agenda com os servidores repassando práticas de gestão de pessoas que possa inclui-los efetivamente nos processos do campus“.

“O mais importante é a união do grupo, reunir todos os diretores para um curso não é só o curso em si, mas sim a experiência que você está vivenciando com os outros diretores, fazendo uma aproximação do grupo, e mostrando que todos temos o mesmo objetivo, que estamos todos no mesmo barco”, finaliza Nelson de Castro Neto, Diretor-Geral de Foz do Iguaçu.