Governo lança aplicativos digitais para surdos; IFPR estimula a inclusão por meio de cursos de Libras – Instituto Federal do Paraná

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) lançou, nesta quinta-feira (5), o Suíte VLibras, conjunto de aplicativos que objetiva promover o acesso à informação a 9,5 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. A ferramenta traduz textos e vídeos do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O VLibras possui, atualmente, um dicionário com mais de 11 mil termos – o WikiLibras – e um conjunto de soluções públicas que permite a tradução de vídeos digitais para a língua de sinais pela ferramenta Vlibras-Vídeo. O WikiLibras permite aos usuários colaborar com a construção do dicionário em Libras. Com isso, a comunidade de surdos pode ensinar o Ícaro, avatar do VLibras, a fazer um sinal e corrigir outro que esteja errado.

O instrumento também está disponível para dispositivos móveis. Os interessados podem baixar os aplicativos digitais gratuitamente na Google Play e na Apple Store. A iniciativa é uma parceria do MP com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Câmara dos Deputados. Leia mais na matéria.

Libras no IFPR

Na Reitoria e nos campi do IFPR há, regularmente, cursos de Libras para interessados. Em Jacarezinho, por exemplo, encerrou-se em setembro passado o curso de Libras que ocorreu em parceria com a 12ª Subdivisão Policial do município, visando treinar os policiais civis para prestarem atendimento a pessoas surdas. Aqui na Reitoria acontece, atualmente, o curso intermediário de Libras, continuação da turma iniciante do ano passado. Já no Campus Curitiba, estão em andamento os cursos para iniciantes e intermediários, que atendem servidores e estudantes do IFPR, além de profissionais da comunidade externa. A atenção à pessoa com deficiência faz parte da política de inclusão do Instituto.