Representantes do IFPR participam da Reditec Sul 2023 realizada no Campus Camboriú do IFC – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Reditec Sul 2023
Neste ano, a Reditec Sul teve como anfitriões os IFs catarinenses, o IFC e o IFSC. O evento foi realizado no Campus Camboriú, em Santa Catarina.

De 15 a 17 de maio, o Instituto Federal Catarinense (IFC) recebeu a quarta edição da Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul (Reditec Sul). O evento reúne reitores, pró-reitores, diretores-gerais e diretores sistêmicos dos IFs de Santa Catarina (IFC e IFSC), Paraná (IFPR) e do Rio Grande do Sul (IFFar, IFSul e IFRS).

Com a temática “Novos tempos, novos rumos: a rede que queremos”, a Reditec reuniu autoridades para debater os desafios da rede federal e as perspectivas de futuro. O evento contou com a presença de autoridades do Governo Federal, dos Ministérios da Educação (MEC); Esporte e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A programação contou com apresentações culturais, reunião dos Fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), entre outras atividades.

Na terça (16), o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, mediou, ao lado do reitor do IFRS, Julio Xandro Heck, a mesa “Como o Instituto Federal mudou a minha vida: relatos de experiências”, que contou com a participação de estudantes egressos dos IFs da região sul.

Além do reitor, integraram a delegação do IFPR pró-reitores, diretores de pró-reitorias e diretores gerais dos campi.

Cerimônia de entrega de cão-guia

No último dia da Reditec Sul, houve a entrega do cão-guia Kôbe para Leonardo Silguero Pimental, morador de Foz do Iguaçu/PR. Leonardo é atleta da modalidade Goalball e foi contemplado na chamada pública específica para paratletas, resultado de um trabalho conjunto realizado entre o IFC, a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento (SNEAR) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Com o edital, outros sete atletas paralímpicos já receberam cães-guia. Até o momento, o IFC já entregou 44 cães para a comunidade cega.

Sobre a Reditec Sul

Sediada pelo IFSC, a primeira Reditec Sul foi realizada em 2018, em Lages (SC), e teve como tema “Impacto dos Institutos Federais no Desenvolvimento Regional: Interiorização, inclusão e transformação”. A segunda foi em 2019, em Frederico Westphalen (RS), e teve o IFFar como anfitrião – o tema foi “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da educação profissional no Brasil”. A terceira foi em 2022, com o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”, IFPR, em Cascavel (PR).

Nos anos de 2020 e 2021, a Reditec Sul não foi realizada devido à pandemia da Covid-19.

Com informações do IFC/Cecom/Camboriú/Marília Massochin.