IFPR e Governo do Paraná capacitarão trabalhadores de todo o estado – Instituto Federal do Paraná

IFPR e Governo do Paraná capacitarão trabalhadores de todo o estado

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), firmaram nesta terça-feira (21) um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento conjunto de um programa de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, que abrangerá atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, além do compartilhamento de informações sobre o mundo do trabalho.

Assinaram o documento o reitor do IFPR, Alipio Leal, e o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tércio Albuquerque.

Segundo o pró-reitor de Interação com a Sociedade, Antonio Carlos Novaes de Souza, a parceria será de vital importância para os trabalhadores paranaenses. “Todos sabemos que o mercado de trabalho carece de profissionais formados e é justamente este o foco do convênio: capacitar as pessoas para que elas tenham melhores oportunidades”, explica.

Assim como o IFPR, a SETP possui dezenas de telessalas espalhadas por todo o estado. A ideia é utilizar ambas as estruturas para oferecer formação para trabalhadores de diversas áreas. “Além de cursos por meio da nossa plataforma de Ensino à Distância (EAD), também poderemos ministrar cursos presenciais, dependendo da demanda de cada região”, afirma Antonio Novaes.

Entre os objetivos específicos do convênio, ainda estão a certificação profissional e a formação inicial e continuada.