IFPR participa da inauguração do Instituto Senai de Inovação – Instituto Federal do Paraná

IFPR participa da inauguração do Instituto Senai de Inovação

O Instituto Federal do Paraná, representado pelo reitor pro tempore Jesué Graciliano da Silva, participou nesta terça, dia 17 de setembro, da inauguração do primeiro Instituto Senai de Inovação (ISI) do país. O evento foi promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Segundo a Fiep, até o final de 2014, serão inaugurados 25 ISIs em todo o Brasil. A área de atuação deste Instituto Senai de Inovação é a Eletroquímica e o objetivo é possibilitar a pesquisa aplicada em diferentes segmentos da indústria. Com equipamentos exclusivos no Brasil, o Instituto Senai de Inovação vai oferecer soluções inéditas, ou que até então eram importadas pelas empresas, quando necessárias. Além dos 25 ISIs, o Senai deverá inaugurar 63 Institutos de Tecnologia em todo o Brasil, totalizando R$ 1,9 bilhão em investimentos – sendo que R$ 1,5 bilhão são recursos do BNDES. Os ISIs estão sendo estruturados a partir de parcerias estratégicas com o Massachusetts Institute Technology (MIT) e Instituto Fraunhofer, da Alemanha.

Para o professor Jesué Graciliano da Silva, apesar de ser “senso comum que o que diferencia os países mais competitivos na atualidade é a capacidade de inovar, sair da teoria para a prática é um grande desafio. É preciso aumentar o número de patentes e de pesquisas aplicadas”. Jesué defende que os Pólos de Inovação – instalados em todo país pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica,  e os Institutos de Inovação estejam integrados desde a sua origem. “Se o objetivo de promover a inovação é comum tanto da iniciativa privada quanto do setor público e  os Institutos de Inovação do Senai são financiados também por recursos públicos (BNDES), é  interesse público que a atuação seja integrada e efetiva”, afirma.

Foto e informações da Agência Fiep