IFPR participa de seminário sobre Enade em Brasília – Instituto Federal do Paraná

IFPR participa de seminário sobre Enade em Brasília

No dia 6 de junho, a procuradora educacional institucional do IFPR, Luciana Milcarek, e a coordenadora de Pesquisa Institucional, Tatiana Nayumi Niwa, participaram de um seminário sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em Brasília. O evento teve como objetivo repassar aos participantes os aspectos operacionais da aplicação do exame.

Cerca de 250 pessoas se inscreveram para cada dia de seminário – o primeiro aconteceu na terça-feira (4) e o segundo na quarta-feira (5). No evento foram abordados temas como enquadramento dos cursos nas áreas que serão avaliadas, processo de inscrição dos participantes e o papel da avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, esteve no evento e lembrou que o diálogo com as próprias instituições ajuda a aprimorar a qualidade e processo de avaliação da educação superior no Brasil. “O número de inscritos no Enem deste ano, por exemplo, chegou a 7,8 milhões. Temos uma demanda cada vez maior pelo ensino superior, mas ela deve ser acompanhada com qualidade e o Enade tem um papel importante nisso”, destacou Costa.

O Enade em 2013

Participarão do Enade em 2013 estudantes de cursos superiores em 16 áreas do conhecimento – Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Tadiologia e Zootecnia. No IFPR, os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Engenharia Agronômica do Câmpus Palmas serão avaliados.

O exame é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, além das habilidades e competências para a atualização permanente e dos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e outras áreas do conhecimento.

Todas as informações referentes ao ENADE 2013 estão disponíveis no Portal da PI.