IFPR participa do II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior – Instituto Federal do Paraná

IFPR participa do II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior

Na próxima semana, a servidora Patrícia Dias, ligada à Diretoria de Pesquisa Institucional (DII/PROPLAN), participa do II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, que será realizado em Recife nos dias 21, 22 e 23 de novembro. O Encontro tem como objetivo a apresentação e discussão dos dados relativos ao Censo da Educação Superior 2011, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em outubro.

De acordo com os dados preliminares do Censo da Educação Superior 2011, o Brasil contabiliza 6.739.689 estudantes matriculados em mais de 30 mil cursos de graduação. Do total de estudantes universitários, 1.032.936 estão nas instituições públicas federais de ensino superior, como os Institutos Federais. Os cursos de pós-graduação somam 187.760 alunos. O total de funções docentes em exercício chega a 357.418.

Os números também demonstram que, no período entre os anos de 2010 e 2011, a matrícula em cursos de Graduação nas universidades cresceu 7,9% na rede pública e 4,8% na rede privada, o que configura uma média de crescimento de 5,6% nas matrículas para o ensino superior, vencendo a estagnação na oferta de vagas no ensino superior registrada nas décadas de 80 e 90.

Outras informações sobre o Censo da Educação Superior 2011 podem ser encontradas na página do INEP.