Publicado em
Dirigente máximo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o reitor Irineu Colombo assinou uma carta-compromisso em que a instituição se compromete a apoiar ações relacionadas à perspectiva de gênero, diversidade sexual e promoção da igualdade racial e étnica. O documento foi elaborado durante o I Seminário em Relações Étnico-Raciais do IFPR, realizado em Curitiba neste mês de dezembro.
A carta-compromisso é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que, em seu Art. 1, estabelece que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito”.
A carta também ressalta iniciativas brasileiras para a superação das desigualdades, entre elas uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) que instituiu no currículo escolar a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena com o intuito de amenizar as diferenças históricas e culturais.
Entre os compromissos assumidos pelo IFPR na carta-compromisso estão o apoio à valorização das populações negras e indígenas por meio de ações de promoção da igualdade racial, o incentivo a projetos de pesquisa, extensão e inovação que promovam os direitos universais de pessoas excluídas, entre outros.
Leia a carta-compromisso na íntegra (formato .pdf)
I SEER
O I Seminário em Relações Etnico-Raciais: O Direito à Diferença, estabeleceu de maneira efetiva o compromisso com a promoção da igualdade racial e étnica, além do respeito à diversidade cultural e sexual. O Seminário também colocou em evidencia a importância de ações e reflexões que superem a discriminação e reconheçam os diferentes grupos e seus contextos históricos, com vistas à consolidação de um espírito realmente democrático em nossa sociedade.
Além do diálogo estabelecido entre os especialistas convidados, os demais convidados tiveram a oportunidade de discutir e refletir quanto a esta temática.
Com diversas atividades culturais, o seminário foi um elemento motivador e aglutinador de idéias, pensamentos e sentimentos em favor do direito à convivência com as diferenças. Nesse sentido, o mote escolhido (“É Legal Ser Diferente”) resumiu o objetivo do evento.
Carta-compromisso do I Seminário em Relações Étnico-Raciais do IFPR.
Informações: Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR (Proepi)