Incentivo à inovação do IFPR é reconhecido em evento nacional – Instituto Federal do Paraná

Incentivo à inovação do IFPR é reconhecido em evento nacional

Neste sábado (18), encerra-se a 67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece desde o dia 12 de julho em São Carlos/SP.

Resultado de uma política que incentiva a pesquisa e inovação, o projeto “Veículos Elétricos para Reciclagem de Resíduos Sólidos, não Tripulados, Tripulados e de Transporte Urbano” impressionou os participantes do evento, sendo motivo de atração e expectativa por uma “voltinha” na novidade. Os pedidos foram atendidos pelos representantes do Instituto: Professor Rafael Nishimura e estudante Diogo Zanardini.O veículo foi levado para a reunião por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) que disponibilizou uma van para o transporte.

O projeto é de autoria do Professor Carlos Eduardo de Araujo, do Câmpus Curitiba, e está em sintonia com o tema do evento: “Luz, Ciência e Ação” – referência ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015 em diversos países. O trabalho foi selecionado pelo Edital nº 07/2014 da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, referente ao Programa Institucional de Apoio à Aquisição de Equipamentos para Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão e Inovação (Proeq).

Araujo salienta que esse projeto é de importância ímpar tanto para os servidores quanto para os estudantes do Instituto. “Com a oportunidade disponibilizada pelo MEC, Setec e CNPq através dos editais 94/2013 e 17/2014, o conhecimento técnico dos professores do IFPR pode ser utilizado no desenvolvimento de controladores eletrônicos e sua transferência da tecnologia para o setor produtivo”, pontua o professor.

Confira a matéria com as etapas do projeto em nosso site e a notícia no portal G1.]]>