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As estudantes Amanda Eugênia Otto, Isabella Corso, Yasminn Molezon de Lima e Silva e Grazielle Amaral garantiram notas acima de 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Além das aulas regulares do IFPR – Campus Irati, as alunas contaram com a iniciativa: “Estratégias para produção de texto em situações de avaliação”, carinhosamente chamada de “Redação Nota 1000”.
Segundo o docente responsável pelo projeto, Roger Adriano Bressani Mazur, “Temos feito levantamentos e percebemos mudanças significativas na forma de escrever, na construção de textos e também nas notas obtidas pelos estudantes em processos avaliativos como o ENEM, por exemplo. Neste exame, obtivemos várias notas acima de 900, como da aluna Amanda Otto, ex-aluna do 3° Agro Tarde, cuja nota foi 960 e também do ex-aluno Andrei Dembrinski que deixou o legado de 980 pontos, ambos referentes ao ENEM, cuja nota máxima é 1000”.
“O projeto é desenvolvido há mais quase 3 anos e tem como objetivo discutir, compreender e praticar – por meio da escrita e reescrita – algumas estratégias específicas para a produção de diferentes gêneros textuais exigidos pelos vestibulares, processos seletivos, ENEM, entre outros concursos nos quais a Redação é uma etapa classificatória e avaliativa”, citou Roger.
O docente também explicou como ocorrem as aulas. “Por meio de encontros semanais online, via meet, são analisados os manuais dos processos seletivos e explorados os itens por meio dos quais os textos serão avaliados. Dessa forma, são feitas propostas de redação para que os alunos “treinem” esse tipo de produção de textos. Os textos são enviados na plataforma Google classroom, são lidos, são feitas correções pontuais ou sugestões de correção, o autor do texto reescreve e envia a versão final”.
O projeto acontece todas as quartas-feiras, às 19h, via meet. É aberto a todos os alunos do IFPR e também à comunidade. Atualmente, o projeto está em stand by, mas será retomado em breve!
O Exame tem como objetivo, avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e pode ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
No ano de 2022 foi aplicado nos domingos dias 13 e 20 de novembro em mais de 1,7 mil municípios para cerca de 2,5 milhões de estudantes.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.