Alunos do IFPR marcam presença na 5ª edição da OMIF – Campus Irati

Alunos do IFPR marcam presença na 5ª edição da OMIF

Alunos do IFPR participaram da 5ª edição da OMIF – Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. O evento aconteceu no IFCE – Campus Fortaleza – CE e os representantes do Campus Irati conquistaram menções honrosas e reconhecimentos pela participação.

• Menção Honrosa – João Paulo Garcia
  • Participação – Amabile Jagher Labiak
  • Participação – Tobias Rocha

Essa edição da Olimpíada contou com 7601 estudantes na primeira fase e 300 na segunda fase. Foram entregues 11 medalhas de ouro, 21 de prata, 32 de bronze e 41 menções honrosas.

Confira aqui a lista de medalhistas da OMIF

Após 3 edições realizadas on-line devido à pandemia, essa foi a primeira edição presencial com a 1ª fase em novembro de 2022 e a 2ª fase em maio de 2023.

A 1ª fase foi realizada nos campi inscritos e a 2ª fase no IFCE – Campus Fortaleza. Além da prova da Olimpíada, a segunda fase contou com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e uma feira de ciências aberta para as escolas Estaduais, Municipais e Particulares da região do Campus Fortaleza.

Segundo a docente Laynara Zontini, essa foi uma grande oportunidade para os estudantes que puderam ir até fortaleza, conhecer uma cultura diferente e participar dessa prova de reconhecimento nacional. A professora agradeceu o apoio da Diretora Ana Radis que contribuiu com a obtenção de recursos juntamente à Diretoria Executiva – DEX e a PROENS do IFPR para que a delegação da Instituição marcasse presença na Olimpíada com tantos integrantes.

Ainda segundo Laynara, os alunos já estão se preparando para a próxima edição da OMIF e demais olimpíadas. “Os professores do Campus Irati estão fomentando intensamente a participação dos estudantes em diversas olimpíadas como a Olimpíada Matemática Unicamp – OMU, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, Olimpíada Paranaense de Matemática – OPRM, dente outras. Pois as premiações podem garantir vagas em universidades, bolsas de iniciação científica e vários outros benefícios para seu futuro acadêmico.”