Equipes do Campus Irati conquistam vagas na 2ª fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp – Campus Irati

DESTAQUE

Três equipes do IFPR – Campus Irati, conquistaram vagas na segunda fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). Cada uma das equipes é composta por três alunos e um professor, sendo elas:

1. EQUIPE BAZINGA: Ana Paula Duda, Luis Henrique Perek, Maurício Otávio Batista Gotlieb e o docente Rodrigo Duda.
  2. EQUIPE ALGEBRAMÁTICOS: Tobias de Assis, Gustavo de Oliveira Lima, Hélio Procailo Repczuk e a docente Laynara Zontini.
  3. EQUIPE: João Paulo Garcia, Tobias Rocha, Amabile Jagher Labiak e o docente Diego Zontini.

Criada em 1985, a Olimpíada visa contribuir com “o desenvolvimento e formação matemática daqueles alunos que têm a vontade de aprofundar os seus conhecimentos e disposição de dedicar esforços em uma atividade que pode ser árdua mas recompensadora: aprender, com a matemática, a resolver problemas desafiadores, que demandam conhecimento e criatividade”.

A OMU é organizada em dois níveis: Nível Alfa, para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e Nível Beta, para alunos do ensino médio. Nossas equipes estão concorrendo no Nível Beta e foram classificadas para a segunda etapa da competição que será realizada de forma on-line, do dia 23 até 29 de maio.

As equipes classificadas seguem para a terceira fase que será realizada dia 02 de setembro, na Unicamp, em Campinas.

Segundo o site da OMU, “em cada um dos níveis, pelo menos 4 (quatro) equipes serão premiadas com medalhas de ouro, 8 (oito) com medalhas de prata e 12 (doze) com medalhas de bronze. Outras equipes poderão ser agraciadas com o certificado de Menção Honrosa. Além disso, premiaremos (com medalhas de ouro, prata e bronze) as equipes que se destaquem pela qualidade de redação. Esta premiação se baseará exclusivamente na correção comparativa, concorrendo as equipes que tenham obtido pontuação máxima na correção tradicional do problema em questão”.