Egresso do curso de Licenciatura em Química conquista vaga no mestrado da UEPG. – Campus Irati

DESTAQUE

Egresso do curso de Licenciatura em Química conquista vaga no mestrado da UEPG.

Nosso ex-aluno do curso de Licenciatura em Química, Matheus Gonçalves Nascimento, conquistou sua aprovação no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Matheus aprofundará seus estudos na linha de pesquisa de Educação Química – O Uso de Metodologias Ativas no Ensino de Química. Segundo o mestrando, desde que iniciou a Licenciatura no IFPR, sempre foi muito incentivado pelos professores a ingressar em um mestrado, “para adquirir conhecimento, experiência profissional e também para garantir estabilidade na profissão. Portanto, acredito que o mestrado seja uma chave grandiosa para quem quer seguir carreira como docente”.

Seu objetivo de carreira, “é conseguir trabalhar em uma Universidade. Pois eu admiro muito quem trabalha na formação de novos professores e acredito que o mestrado seja o ponta pé inicial até o meu ingresso como docente de alguma instituição de ensino superior, quem sabe até no IFPR”.

Matheus destacou que a aprovação no mestrado foi importante, também, para sua confiança e autoestima. “Quando vi o resultado da aprovação, entendi que tudo o que eu quero conquistar só depende de mim e da minha força de vontade. Um mestre tem uma percepção mais aguçada e precisa da docência. E é esse up em minha carreira que acredito que o mestrado trará”.

Sua trajetória no IFPR

Formatura do curso de Licenciatura em Química do IFPR – Campus Irati

A aptidão de Matheus pela área acadêmica já começou cedo. “Sempre quis ir para uma licenciatura, primeiro por admirar a profissão (professor) e segundo por querer fazer parte dessa brilhante profissão que contribui de forma significativa para a formação de pessoas, em qualquer fase da vida escolar. Ao decidir pela área que eu iria seguir carreira, optei por uma ciência exata por sempre me dar bem com os cálculos. Foi quando eu descobri o curso de Licenciatura em Química no IFPR – Campus Irati”.

“A vinda do curso para a minha cidade natal facilitou a realização deste primeiro sonho. E quando vi que a instituição que estava ofertando o curso era o IFPR, não pensei duas vezes na hora de realizar o vestibular e ingressar no curso, pois o IFPR, além de contar com profissionais extremamente aptos e competentes, possui uma estrutura magnífica para uma formação de excelência”.

De acordo com Matheus, o curso de Licenciatura em Química foi importante para sua vida pessoal e profissional pois incentivou sua compreensão da realidade escolar e educacional. “O curso possibilitou momentos que foram muito além da aprendizagem química, mas uma aprendizagem para a formação de professores com um pensamento crítico e abrangente em relação à própria profissão. O curso foi repleto de disciplinas desafiadoras, as quais contribuíram significativamente para minha formação. Isso foi o que me deu suporte e competência para seguir a minha carreira. E eu posso afirmar que esse curso, para uma formação inicial, foi muito completo, trabalhando as mais variadas áreas que envolvem a química e a educação.

Ele ainda citou que “O IFPR, conta com profissionais muito humanos, que criam uma relação professor-aluno absurdamente positiva. Posso dizer que quase todos os professores que tive durante a minha graduação, me incentivaram a dar continuidade em meus estudos, indo da graduação direto para o mestrado. O IFPR me possibilitou conhecer profissionais incríveis que me inspiraram a prosseguir, me deram auxílio, não só com o conhecimento necessário para a graduação, mas com conselhos que foram plantados como sementes e, hoje, já estou colhendo alguns frutos, e o mestrado é um deles”.

Matheus encerrou sua fala destacando que tem esperança de que, no futuro, a educação se torne prioridade no Brasil. “A profissão de um docente, torna-se cada vez mais difícil em um país como o nosso, que não prioriza a educação e a ciência. Portanto, dar continuidade aos meus estudos é um ato de resistência e superação”.

TEXTO: ASCOM – Campus Irati

IMAGEM: Acervo do estudante