Equipe do Campus Irati garante vaga na OBAP – Campus Irati

DESTAQUE

Equipe do Campus Irati garante vaga na OBAP

A equipe Ecofortes já está com sua vaga garantida na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP, que ocorrerá de 07 a 10 de setembro, em Jundiaí – SP.

Formada pelos estudantes Luís Gustavo Dobginski, Maria Vitória Morais Ramos, Alex Ruan kalinoski e orientada pelo docente Helton Pacheco, a equipe conquistou a 6ª colocação na primeira etapa da Olimpíada e garantiu sua classificação na etapa presencial.

Segundo Helton, a sexta colocação foi um excelente resultado já que 966 equipes participaram desta primeira fase do evento. “Os estudantes conseguiram responder, com êxito, 26 questões das 30 solicitadas na prova. Também tivemos outra equipe do campus que ficou entre as 40 melhores classificadas (Equipe: “Agro por Amor”), orientada pela professora Ana Cláudia Radis, no entanto, como apenas 1 equipe é classificada por campus, apenas Ecofortes seguirá para a etapa presencial”.

Confira a classificação da primeira etapa.

A preparação

Os estudantes relataram que, durante a fase de preparação, eles leram, estudaram, se dedicaram muito e tiveram apoio de vários professores. Para próxima etapa “estamos estudando os conteúdos que foram aplicados na prova classificatória e em provas de outras edições da OBAP. E eu gostaria de agradecer a todos os professores que nos ajudaram e nos apoiaram à participar desta olimpíada”, citou o estudante Luís Gustavo.

Helton também destacou o apoio de todo corpo docente da instituição no processo de estudo para OBAP. “O curso técnico em Agroecologia do Campus Irati possui, em seu quadro profissional, professores e técnicos de alto nível,  proporcionando uma boa base de conhecimento aos estudantes, integrando atividades teóricas com aulas práticas, o que capacita nossos estudantes para participarem de eventos científicos e do conhecimento, como as Olimpíadas de Agropecuária”.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP, realizada na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, é uma competição científica e nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

Já soma a participação de mais de 17.000 mil estudantes de cerca de 140 instituições de ensino, desde seu início em 2011.

Para o estudante Luís Gustavo, um grande incentivo para participação na olimpíada é a diversidade de participantes pois garante troca de conhecimentos e experiências com estudantes de todo o Brasil. Para a estudante Maria Vitória a motivação se deu por sua aptidão pela área. “Eu sempre gostei de coisas que envolvem a agropecuária e isso é um incentivo pra mim”.

De acordo com o professor e orientador da equipe, é importante incentivar a participação dos alunos em olimpíadas do conhecimento, já que estas servem “como um incentivo para os estudantes aprimorarem seus conhecimentos nas áreas que irão atuar. Estimula o estudo em equipe e a troca de informações para resolverem questões multidisciplinares, levando-os a se interessarem cada vez mais pelos estudos técnico/científicos, preparando-os melhor para lidar com questões que enfrentarão no dia-a-dia e no mundo do trabalho”.

TEXTO E IMAGENS: ASCOM