Atleta do Campus Irati vence corridas dos Jogos Estudantis da Primavera da UEPG – Campus Irati

Atleta do Campus Irati vence corridas dos Jogos Estudantis da Primavera da UEPG

A atleta Mayara Kruk foi a grande campeã da modalidade corrida, da 67ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera – JEP da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A corredora conquistou medalhas de OURO nas categorias de 800 metros e de 1.500 metros.

O evento foi organizado pela UEPG e pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) em conjunto com o Governo do Paraná, através da Secretaria do Estado de Educação, da Esportes Paraná e do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte – IPCE.

Trajetória recheada de conquistas

E essas duas medalhas foram apenas as últimas conquistas dessa atleta de apenas 16 anos que já trilha um caminho de sucesso.

Com orientação do seu treinador, Alexsandro Leal, a estudante do 2º ano de Informática do IFPR – Campus Irati já coleciona mais de 38 medalhas de competições nacionais.

Mayara começou a correr com seu pai há três anos e, aos poucos, foi gostando da atividade. Segundo ela, hoje a corrida é essencial em sua vida. “Eu acredito que não só a corrida, mas todos os esportes, mudam muito a vida da pessoa, em todos os sentidos, pois deixam as pessoas mais felizes, desviam do mal caminho, além de proporcionarem muitas amizades”.

Fonte: Acervo da atleta. Vídeo da entrega de medalhas dos Jogos Estudantis da Primavera.

Registro na federação

Há 3 meses, Mayara tornou-se uma atleta federada. Os atletas federados praticam esportes de alta performance com registro na federação. Dessa forma podem participar de competições regionais, nacionais e internacionais como atletas profissionais.

Com um currículo recheado de vitórias, a atleta destacou que, com seu registro na federação, seu desejo é conquistar o apoio de marcas que lhe proporcionem a participação em uma Olimpíada.

“Todo atleta tem um sonho e eu acredito que se você abraçar esse sonho, acreditando que é possível, e se dedicar, todo esforço vai valer a pena”, citou Mayara.

Fonte: Acervo da atleta.

Rotina de atleta

Com uma rotina de treinos regulares, Mayara treina seis vezes na semana, seguindo orientações do seu treinador, variando a distância, a intensidade e sempre cuidando da alimentação, hidratação e descanso.

Atualmente ela está se preparando para representar o IFPR nos Jogos dos Institutos Federais – JIF, nas provas de 3000 e 1500 metros.

OS JIF’s ocorrerão de 28 de novembro a 02 de dezembro, em São José do Rio Preto.

Confira o Regulamento dos JIF 2022 – Etapa Nacional: Regulamento JIF 2022.

A atleta aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que a apoiaram até hoje. “Agradeço aos meus pais, que sempre estão me apoiando, a todas as pessoas que de alguma forma me ajudaram, até mesmo aqueles que passam no meio do treino e gritam: “Vai Mayara!”, e de modo especial, ao meu treinador @alexsandrolea por todo incentivo e orientação”.

Confira abaixo todas as medalhas conquistadas por Mayara:

CORRIDAS DE RUA:

• 4° corrida noturna de Rebouças – Colocação: 2° lugar categoria
  • 3° corre Frontin – Colocação: 3° lugar categoria
  • 9° Circuito de Corrida de Rua Interbairros – Colocação: 3° lugar categoria
  • 1° Corrida General – Colocação: 4° lugar categoria
  • 3° Etapa circuito de Corridas de Rua de Irati – Colocação: 1° lugar categoria
  • 2° Circuito de Corrida de Rua de Bituruna – Colocação: 3° lugar categoria
  • Circuito Interbairros: festival verão – Colocação: 2° lugar categoria
  • Corrida Aliados Day – Colocação: 1° lugar categoria
  • 3° Circuito de Atividade de Rebouças – Colocação: 1° lugar categoria
  • 7° etapa Circuito interbairros – Colocação: 3° lugar categoria
  • 8° etapa Circuito interbairros – Colocação: 3° lugar categoria
  • 10° etapa Circuito Interbairros – Colocação: 4° lugar categoria
  • 1° Corrida em Busca do Brinquedo – Colocação: 3° lugar geral
  • 1° Circuito de Corrida de Rua de Irati, 4° etapa Ivasko – Colocação: 4° lugar geral
  • 7° Etapa Rota das Colônias – Colocação: 1° lugar geral

• Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18;
  • Jogos Estudantis da Primavera;
  • Jogos Escolares;
  • Torneio Paranaense sub18.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

IMAGEM: Acervo da atleta