IFPR Câmpus Irati é premiado no Concurso ICM Jovem 2018 – Campus Irati

ICM 2018

IFPR Câmpus Irati é premiado no Concurso ICM Jovem 2018

Os alunos Igor Mateus Ieski e Kaiobim Ferreira da Silva, do 2º ano do curso técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, orientados pelo Professor de Matemática Rodrigo Duda, foram premiados no concurso para escolha da mascote do Congresso Internacional de Matemáticos – ICM 2018. O Concurso ICM Jovem 2018 foi realizado entre estudantes das escolas brasileiras do Ensino Básico. As propostas de mascote deveriam expressar de alguma forma o caráter matemático do evento, bem como atender ao caráter jovem do público a ser atingido.

Onze unidades federativas participaram do concurso, e no Paraná o melhor trabalho apresentado foi o dos alunos do IFPR Câmpus Irati. A entrega da premiação foi realizada neste dia 6, Dia Nacional da Matemática, sendo cada um premiado com um tablet. O Professor Rodrigo Duda destaca o trabalho dos jovens: “Foi uma grande satisfação ter orientado os alunos. Eles se mostraram muito interessados desde o início, pesquisando sobre temas e símbolos matemáticos para utilizar na criação da mascote. Espero que a conquista da dupla motive os demais colegas da instituição a participarem de competições futuras”.

O ICM 2018 será realizado no Rio de Janeiro em 2018 e reunirá os melhores matemáticos do mundo para diversas atividades, incluindo palestras plenárias, palestras por convite e a cerimônia de anúncio e outorga das Medalhas Fields, o Prêmio Nevanlinna, o Prêmio Gauss, a Medalha de Chern e o Prêmio Leelavati. Esta será a primeira edição do ICM a ser realizada na América Latina e no Hemisfério Sul. A realização do evento no Rio de Janeiro proporcionará uma oportunidade para reflexão sobre o grande progresso da região em pesquisa e divulgação matemática.

Premiação do Concurso ICM Jovem 2018