Mais livros no IFPR
Publicado em
Enquanto os livros adquiridos pelo Instituto Federal do Paraná continuam chegando às bibliotecas dos Câmpus para verificação e catalogação das obras, a Coordenação Geral de Bibliotecas/PROENS está concluindo novo edital para aquisição de outras obras para compor o acervo bibliográfico das unidades.
A bibliotecária Evandra Campos Castro, responsável pela Coordenação, explica que o processo é contínuo. “Há uma previsão de obras esgotadas ou não disponíveis no mercado editorial de 15% em média. Portanto, as indicações dos professores são encaminhadas para compra, mas se não há disponibilidade do livro, uma lista de obras substitutas é solicitada. Assim, a aquisição chega em diferentes lotes para as bibliotecas e então é realizado o trabalho de checagem para atestar as notas fiscais de compra e iniciar processo de catalogação. Aí sim o livro vai para a prateleira”.
De acordo com o relatório fiscal, até o mês de junho, os câmpus receberam em média 70% dos materiais do processo de aquisição de 2011. Com a chegada de novos lotes, a previsão do fornecedor de 90 dias para entrega total – contada a partir da segunda quinzena de maio – está sendo cumprida. Só no Câmpus Curitiba, por exemplo, até a presente data, R$ 227.084,65 em obras literárias já foram recebidos em relação ao valor de R$ 288.406,57 já cotados e que estão aguardando recebimento. Como até o início deste mês de agosto 80% das notas fiscais em todas as unidades já foram faturadas, é possível lançar um novo edital para aquisição.
Recursos fundamentais para um ambiente ideal de aprendizado
No dia 16 de maio, o IFPR realizou solenidade simbólica para entrega do acervo bibliográfico para a instituição. O investimento em recursos bibliográficos faz parte da política de planejamento da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), que instituiu 10% do recurso anual de cada Câmpus para esse fim.
Para que as bibliotecas possam efetivamente contribuir para a consolidação de um bom ambiente de aprendizado é necessário um esforço conjunto de servidores lotados nas bibliotecas, da Pró-Reitoria de Ensino, das direções dos Câmpus, de estudantes, professores e coordenadores. Afinal, as indicações de obras para aquisição partem dos colegiados dos cursos, que são conhecedores dos conteúdos das ementas e estão em contato permanente com os estudantes, identificando seus anseios e necessidades. A sistematização destes dados cabe a direção dos Câmpus e a Pró-Reitoria de Ensino, que também acompanham o processo de compra. A partir da aquisição, o esforço dos bibliotecários é intenso, para deixar o livro à disposição para consulta e empréstimo.