Campus Palmas adquire simulador de alta fidelidade para aulas práticas dos cursos da área da saúde – Campus Palmas

gestão

Pensando em contribuir com as aulas práticas dos cursos da área da saúde, o IFPR- Campus adquiriu, através de recursos próprios da instituição, a boneca Anne, um simulador feminino, adulto (de corpo inteiro) e de alta fidelidade, wireless e interativo. O Simulador Anne vem com dispositivos que fazem com que esta tenha uma respiração espontânea, similar à respiração humana, confiável para uso em vários ambientes de treinamento, de acordo com os fundamentos globais dos objetivos de aprendizagem de enfermagem, sendo aplicável a outros cursos da área de saúde. O simulador é operado por um Tablet com tela colorida e com software em português.

A Nursing Anne Simulator é perfeita para fazer a transição das simulações de baixa para alta fidelidade. A Anne pode ser usada como um manequim de práticas diárias e como um simulador feminino de corpo inteiro, para que estudantes e profissionais da saúde pratiquem habilidades básicas, aprimorem a competência clínica e vivenciem situações realistas em relação às vivenciadas com pacientes do dia a dia, as quais irão prepará-los para o mais alto nível de cuidados e prática diária do ambiente de trabalho.

Algumas características da Nursing Anne Simulator são:

Articulação/amplitude de movimentos

• Articulação total para procedimentos realistas de manejo de paciente;
  • A cabeça pode ser flexionada na posição do queixo ao tórax e permanecer flexionada até ser reposicionada;
  • As pernas se encaixam na pelve para que as conexões mecânicas, elétricas e pneumáticas sejam feitas simultaneamente;
  • Fica sentada sem apoio e inclina-se na cintura até a posição de tripé.

Cuidados aos pacientes e avaliação

• Peruca para procedimentos de cuidados com os cabelos;
  • Olhos que piscam com frequência ajustável, com capacidade de abrir, fechar ou fechar parcialmente;
  • Pupilas intercambiáveis (normal, dilatada, contraída);
  • Canal auditivo para a prática de irrigação e limpeza;
  • Tamponamento nasal, entre muitas outras características e funções.

Segundo a professora Albimara, “O equipamento irá beneficiar as práticas de enfermagem e dos demais cursos da saúde. O uso de simulação e de simuladores são ferramentas didáticas fundamentais não apenas técnico-científico, mas do ponto de vista do desenvolvimento humano, pois podem acelerar o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal e da criatividade do educando, através da ressignificação daquela realidade prática representada no simulador e/ou simulação, e também de uma reflexão em relação ao mundo do trabalho e ao sistema que o rege, podendo levá-lo a melhorias e progressos.”

O IFPR- Campus Palmas parabeniza aos docentes e servidores que não mediram esforços para que essa conquista fosse possível, bem como, deseja aos estudantes da área da saúde boas práticas e que essa aquisição venha a contribuir para a formação profissional e pessoal de todos.